Ocupação em escolas de Divinópolis continua, alunos são contra PEC

Rafael Camargos

Estudantes das escolas estaduais em Divinópolis continuam realizando atos de protesto contra a aprovação do Projeto a Emenda Constitucional, PEC 241/2016. Depois de ocupar a Escola Estadual Joaquim Nabuco na segunda-feira, 24, os estudantes saíram em protesto pelas ruas centrais da cidade, ontem pela manhã, onde com faixas e cartazes gritavam e pediam pela não aprovação da lei. Professores apoiaram os alunos na passeata e outras escolas da cidade já estão com as atividades paralisadas.

Os alunos da Escola Estadual Santo Tomáz de Aquino se reuniram na porta da unidade, às 7h e saíram em caminhada ao Centro da cidade. Estudantes da Escola Estadual Dona Antônia, e universitários da Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) e da Universidade Federal de São João Del Rey, UFSJ, também participaram. A concentração dos alunos ocorreu por volta das 7h30 no quarteirão fechado da rua São Paulo e de lá eles saíram em protesto pela avenida 1º de Junho. O movimento chamado de “vem pra rua” contou com a presença de mais de 60 estudantes e servidores públicos e ocorreu de forma pacifica. A atividade durou cerca de 1h.

Escolas e universidades
Enquanto muitos alunos protestavam na rua, a ocupação continuou na Escola Estadual Joaquim Nabuco. Os estudantes passaram a noite de segunda para terça na unidade e lá realizaram reuniões e atividades. Já pela manhã, eles limparam a escola, prepararam a comida e limparam a cozinha e os banheiros, segundo uma das organizadoras da mobilização Larissa Sousa, de 18 anos.

— Foi tranquilo, muitos pais ficaram no local até mais tarde com o pessoal, a polícia foi ao local para acompanhar o movimento — disse.

 Ela ainda relatou que outras escolas da cidade estão aderindo ao movimento e que a ocupação deve acabar na manhã de hoje.

 — A gente teve essa ideia a partir do momento em que vimos o que era a PEC, então movimentamos todo mundo e chamamos outras escolas. Nas outras escolas, o movimento foi bem aceito. Foi o Joaquim Nabuco que começou o protesto, então não queremos que acabe — concluiu.

A escola Monsenhor Domingos, no bairro Santo Clara também aderiu ao movimento e parou as atividades na tarde dessa terça. As aulas foram suspensas às 17h30 por tempo indeterminado.

Estudantes ocuparam também o campus da UFSJ, campus Dona Lindu em Divinópolis e estão no local em manifestação desde segunda-feira, 24. Eles também são contra a votação da PEC.

Pais e responsáveis
Uma das alunas da escola que participa da ocupação, Lorena Sousa, disse à reportagem que pais dos alunos menores de idade, que não queriam a ocupação chegaram até o colégio, ontem à tarde alegando estarem com uma ordem judicial e pedindo para que os estudantes deixassem o local. Nenhum documento foi apresentado, por isso, eles continuaram. A estudante ainda disse que os responsáveis foram convidados para a assembleia que foi realizada na escola com o objetivo de definir o rumo da ocupação.

Assembleia
Uma assembleia geral foi realizada pelos alunos e lá eles decidiram o rumo que a manifestação irá tomar nos próximos dias. Durante a reunião, os alunos com o apoio da União Estudantil de Divinópolis (UED), dos pais decidiram por votação que a ocupação irá continuar por tempo indeterminado. Alunos de outras escolas interessados em saber como participar do movimento estiveram presentes no local e acompanharam todo o processo.

— Decidimos por meio de votação que a ocupação irá continuar por tempo indeterminado. A assembleia ocorreu com a presença de pais de alunos e estudantes de outras escolas interessados em aderir ao movimento — relatou a estudante Lorena Sousa

Hoje, ocorrerá em Ermida, uma assembleia geral na Escola Berlamino Gomes, onde será decidido se os alunos irão aderir ao movimento ou não.

PEC
A Proposta de Emenda a Constituição, PEC 241/2016, segundo os servidores da saúde e da educação prevê cortes nos investimentos da pasta. A segunda votação, ocorreu ontem à tarde, na Câmara dos Deputados em Brasília. Até o fechamento desta página, por volta das 18h, a sessão no plenário não havia terminado.

 

 

 

 

Related posts

Denúncias eleitorais chegam a quase 40 registros em Divinópolis

TRE anula condenação contra perfil por vídeo sobre Laiz Soares

Jornal Agora inicia entrevistas com os candidatos a prefeito