Mostra de teatro infantil recebe mais de 9 mil alunos em Divinópolis

 Jorge Guimarães

Uma iniciativa dividida em três etapas vai oferecer gratuitamente apresentações em escolas e praças, além de oficinas para professores e educadores. É a Mostra de Teatro Infantil de Divinópolis (Motin), que teve início no último dia 17 e, nesta primeira etapa, realiza 48 apresentações para escolas e Cemeis da cidade. O projeto é uma pareceria entre a Katuxa e a companhia Os Teatráveis.

A previsão é que cerca de 9 mil 600 alunos entrarão em contato com um espetáculo realizado na própria escola, levando de forma lúdica conceitos como respeito, interesse pelos estudos e amizade. Grande parte destes alunos nunca assistiu a uma apresentação de teatro.

— É claro que sabemos que 48 apresentações não são nem de perto o número ideal para levarmos realmente a cultura do teatro para todos em nossa cidade, mas já estamos bem satisfeitos, pois é sem dúvida, um grande começo — declara o idealizador e proponente do projeto, Hamilton Costa.  

Presentes
Além de se divertir e aprender através das apresentações, as crianças dos Cemeis serão presenteadas pelos realizadores do projeto. A Cia Os Teatráveis doará livros infantis de contos de fadas, e a Katuxa Calçados um chinelinho personalizado, num conceito de “Cultura da cabeça aos pés”.

Famílias
A segunda etapa consiste em beneficiar às famílias da cidade, levando de forma inteiramente gratuita 14 apresentações para as praças, aos sábados e domingos. Nesta investida cultural estarão participando, além da Cia Os Teatráveis, outros seis grupos de artistas de Divinópolis que são a Mimo Animações, Pimpão & Fumaça, A Casa Arte e Cultura, o Mágico Ronei, Cia Borandá, e Cia Strago. Juntos estarão proporcionando: intervenções artísticas, palhaçaria, contação de histórias, mágicas, Ilusionismos e espetáculos de teatro infantil.

Oficinas
E a última etapa, fechando o projeto, a parte das capacitações e oficinas, num intuito multiplicador de informações. Serão duas oficinas, voltadas para professores e educadores, mas aberta a todos que tiverem interesse: Oficina de jogos teatrais e oficina de “A arte do palhaço brasileiro”. Completando a parte educativa está o debate com o tema: Teatro Infantil, específica para os grupos participantes e outros grupos de teatro que se inscreverem. Este é o 5º ano de execução do projeto Motin.

— A pretensão é tornar-se indispensável e único para o fomento de espetáculos infantis na região Centro-Oeste; somos o pioneiro neste formato voltado às crianças. Queremos agradecer a empresa que tornou possível este ano o Motin e a todos que apoiam, divulgam e participam com a gente, colaborando com este projeto tão importante para Divinópolis — finaliza o idealizador do projeto, Hamilton Costa.

 

Related posts

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas

Cultura gera mais de 12 mil empregos no primeiro semestre em Minas Gerais

Coletivo Takara realiza treinos gratuitos de Capoeira aos sábados