Início » Temporada de chuva e calor alerta para ataque de escorpião em Divinópolis

Temporada de chuva e calor alerta para ataque de escorpião em Divinópolis

by Portalagora

Juliana Lelis

O início do verão acontece oficialmente no dia 21 de dezembro, porém o calor já chegou com tudo e os termômetros marcam altas temperaturas. Este período também é caracterizado pelas pancadas de chuva, e com elas, algumas preocupações começam a incomodar a população, uma delas é a presença de animais peçonhentos dentro das residências, como os escorpiões. Em Divinópolis, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) este tem sido um ano atípico e a presença do animal vem sendo frequente em diversos pontos da cidade, podendo inclusive, aparecer mais de um escorpião dentro de uma casa.

O aparecimento desses bichos nas casas neste período é comum, pois eles se escondem geralmente em telhas, entulhos e lixos e com as chuvas, estes abrigos se enchem de água e eles buscam outro lugar para ficar, no caso o interior das casas. Segundos os pesquisadores, grande parte destes abrigos, estão nos próprios quintais, por isso, quando há um acúmulo de água, os animais correm para dentro da residências. Eliminar os possíveis esconderijos é uma forma de tentar evitar a presença do animal, segundo a Semusa.

Este ano, a presença de escorpião dentro das casas tem sido muito frequente e a situação é definida como atípica. Segundo o agente sanitário e fiscal de Saúde da Semusa, José Acilio Leão, de agosto para cá a demanda vem sendo ainda maior e são relatados aparecimento de mais de um animal em uma única casa, chegando a casos de cinco a seis escorpiões na residência.

—Estamos tendo problemas maiores se comparando há anos anteriores e a presença não é característica de uma região apenas, estamos encontrando escorpiões na cidade toda — explicou o agente.

Orientação
A secretaria realiza um trabalho de orientação, nas casas onde os animais aparecem e solicita que quem encontrar um escorpião dentro de casa, deve entrar em contato com a Vigilância em Saúde pelo número (37) 3229-6870, para agendar uma visita, onde será realizada uma pesquisa sobre o foco do problema, além das orientações aos moradores.

— Quando se fala de escorpião, cada caso, é um caso, por isso nós vamos até as casas e fazemos esta orientação com o morador, tentando encontrar o foco do problema, porque, por exemplo, se você tem uma fresta no muro de casa e o animal entra por ela, no seu caso em particular, a orientação será tampar essa passagem, agora se você tem materiais de construção no quintal e eles ficaram parados por muito tempo, a recomendação é realocá-los a cada 15 dias, tendo o cuidado de usar luvas e verificar o local, então cada situação tem uma característica — acrescentou.

José Acilio explicou ainda, que caso o problema seja maior e a presença do animal aconteça em várias casas na mesma rua, por exemplo, é realizado um trabalho de vistoria e orientação preventiva em todas as casas da região.

Prevenção
Como o escorpião é um animal imprevisível, não existe uma maneira específica de garantir que o mesmo não vai aparecer, entretanto, alguns cuidados básicos podem ser tomados para evitar.

— O principal que sempre orientamos é trocar o ralinho do banheiro, para aqueles de metal que abre e fecha, e sempre o manter fechado durante a noite, período em que o escorpião sai de seus esconderijos. Colocar um rodo nas passagens das portas também é uma boa opção para evitar que eles entrem. Outro cuidado importante é, se a pessoa tiver em casa o aparecimento de baratas, usarem o gel específico para eliminá-las e não o inseticida, porque o inseticida vai ter efeito sobre a barata, mas também pode desalojar o escorpião por causa do cheiro para dentro de casa — orientou

O agente acrescentou ainda, que a principal orientação, caso encontre um escorpião em casa é matá-lo o mais rápido possível, e não tentar capturar.

Escorpião em casa
A costureira Fernanda Batista, 34 anos, já teve um desagradável encontro com o animal. Ela conta que costurava em casa, quando sua filha de sete anos acordou e lhe chamou para ver o “bichinho diferente” que estava em seu quarto.

— Eu costuro em casa mesmo, e minha filha estava dormindo no quartinho dela quando me chamou porque quando foi desceu da cama passou um bicho estranho no chão. Ao chegar lá, tinha um escorpião próximo ao guarda roupa dela, eu levei um susto enorme, por sorte, moro no fundo da casa dos meus sogros, corri para chamar meu sogro que conseguiu matá-lo — contou.

Fernanda disse ainda que seu maior desespero foi em relação a filha, que caso não tivesse percebido o animal, poderia ter sido picada.

— Se ela não tivesse visto poderia ter picado ela, ou pior, como ela é criança corria o risco de ter visto e resolvido chegar perto para ver melhor e  poderia ser atacada, graças a Deus ela me chamou — acrescentou.

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00