Programa gera oportunidade de capacitação profissional

 

Da Redação

 

O futuro profissional de 15 jovens da vizinha São Sebastião do Oeste, começa a se tornar realidade com o início do Programa Jovem Aprendiz, projeto promovido pela Avivar Alimentos e administrado pelo Grupo de Educação, Ética e Cidadania (Geec). Ao todo, serão dois anos de preparação para o mercado de trabalho e a garantia da conquista do primeiro emprego.

O Programa Jovem Aprendiz é direcionado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, por meio de formação teórica e prática, que irá conectar o conhecimento adquirido no curso de aprendizagem com as experiências do ambiente de trabalho. O projeto é dedicado aos jovens com idade entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o ensino fundamental, médio ou que já tenham concluído a educação básica.

 

Capacitação 

 

Durante a formação do Programa Jovem Aprendiz, os 15 jovens beneficiados pelo projeto participam de aulas ministradas pelos professores do Geec, com conteúdo que vai de linguagens e tecnologias, passando por ética, cidadania, prevenção ao uso de drogas e introdução às profissões industriais. O curso acontece semanalmente na Escola Estadual Governador Magalhães Pinto, em São Sebastião do Oeste.

Já nos outros quatro dias da semana, os aprendizes são orientados por colaboradores da Avivar e aprendem, na prática, a vivência profissional nos setores administrativos da empresa, a fim de desenvolver as habilidades aprendidas durante o curso de capacitação teórica. O programa oferece carteira assinada, jornada de trabalho diária de quatro horas e salário mínimo proporcional, além do 13º salário, férias, vale transporte, FGTS e assistência previdenciária.

 

Experiência

 

 Moradora de São Sebastião do Oeste, a estudante do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Governador Magalhães Pinto, Bruna Faria, 16 anos, é uma das 15 jovens aprovadas no Programa Jovem Aprendiz Avivar.

— O projeto é muito importante para o nosso futuro profissional, pois aprendemos na teoria e na prática como é o funcionamento de uma empresa real. O primeiro emprego nos capacita para o mercado de trabalho —comenta a aprendiz do setor comercial.

Para a diretora administrativa da Avivar Alimentos, Sara Costa, o programa atua diretamente na formação do perfil profissional dos jovens participantes, assim como os qualifica para o mercado organizacional.   Iniciamos na empresa um processo de construção do futuro profissional de cada um dos 15 jovens contemplados pelo programa. A Avivar tem orgulho de participar de um projeto que ajuda a transformar vidas —ressalta Costa.

 

 

Related posts

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis

Estado lança sistema que facilita pagamento de imposto

Com vagas para Divinópolis e região, ‘Trilhas de Futuro’ abre inscrições