Emprego na indústria avança pela 2ª vez

 

 Pablo Santos

 Calçados e alimentos são os dois setores da indústria da transformação com geração de emprego no azul, em Divinópolis. Se os segmentos contribuíram para o saldo positivo em setembro, a confecção e metalurgia seguem o caminho inverso e finaliza vagas formais na cidade. No geral, em dois meses, a indústria divinopolitana abriu 181 oportunidades formais na cidade.

A da transformação dá sinais de evolução no emprego. Em agosto, foram criadas 147 oportunidades com carteira assinada e, em setembro, outras 34 vagas. Desde o começo do ano, o setor contabiliza fechamento de vagas como em março quando foram encerrados no município 124 vagas na indústria da transformação.

Apesar do saldo positivo, no acumulado do ano, o segmento segue com saldo negativo. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, foram finalizadas até o momento de janeiro a setembro, 193 oportunidades formais.

Dois setores foram responsáveis pelo saldo positivo em setembro. O segmento calçadista da cidade abriu 31 vagas de emprego. No acumulado do ano, são 203 vagas abertas na cidade.

O setor na cidade emprega, formalmente, 600 pessoas em 35 estabelecimentos, de acordo com os dados do Ministério do Trabalho.

A indústria alimentícia foi outro segmento com saldo positivo: 13 vagas criadas com carteira assinada em setembro. Ao contrário dos calçados, no acumulado do ano, o setor de alimentos fechou 72 postos de trabalho com carteira assinada. O setor emprega 1.390 funcionários nas 178 empresas registradas na cidade.

Inversos

Se o setor calçadista e de alimentos somam saldo positivo pelos nos últimos meses, a confecção e a metalurgia seguem a dura rotina de fechar empregos na cidade. No acumulado do ano já são 145 postos de trabalho encerrados e, somente em setembro, foram 22 oportunidades.

O setor metalúrgico é outro com números negativos. No acumulado de 2016, foram 182 postos de trabalho eliminados. No entanto, em setembro, foram apenas nove empregos encerrados, de acordo com o Ministério do Trabalho.

 Todos

Em todos os setores, a situação é negativa em Divinópolis. Em setembro, foram contratados na cidade 1.817 e dispensados 1.835, ou seja, foram encerradas na cidade 18 oportunidades no mês passado, de acordo com os números do Ministério do Trabalho.

No acumulado do ano, as vagas fechadas somam 641 na cidade, resultado de 17.684 contratações e 18.329 dispensas. Em 12 meses, a situação ainda é pior. Foram cortadas 1.573 oportunidades formais finalizadas, de acordo com o MTE.

 

Related posts

Consumo nos lares cresce 2,68% entre janeiro a agosto

MEIs terão novo ponto de apoio em Divinópolis

Preço de cesta básica tem alta de 3,17% nos últimos 12 meses