Inscritos que iriam fazer prova na UFSJ têm data remarcada

Rafael Camargos

Os 624 alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que iriam realizar a prova na Universidade Federal de São João Del Rey, Campus Dona Lindu, em Divinópolis, neste sábado, 5 e domingo, 6, tiveram suas provas remarcadas para os dias 3 e 4 de dezembro. O motivo seria a ocupação dos estudantes na unidade. Eles são contra a aprovação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 241/2016, que visa cortes na saúde e educação nos próximos 20 anos. A UFSJ é a única instituição da cidade, onde as provas foram remarcadas segundo relatório divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).

Resultado
A divulgação das notas da prova do Enem estava prevista para o dia 19 de janeiro e foram mantidas. Segundo o Inep, não houve alteração nessa data e, por isso, não vai haver interferência no cronograma das instituições que usam o Enem como processo seletivo.

 

MEC e Enem
As ocupações em Divinópolis começaram no dia 24, um dia antes da votação da PEC na Câmara dos Deputados. As manifestações foram motivadas pela rejeição à medida provisória que trata da reforma do ensino médio e também contra a proposta do teto dos gastos públicos.A Escola Estadual Joaquim Nabuco, a primeira a aderir à ocupação e foi desocupada nesta sexta-feira, 28.

Outras instituições da cidade também foram ocupadas, são elas a Escola Estadual Antônio Belarmino Gomes, e Manoel Correia, além da Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ).

 As provas do Enem ocorrem neste sábado e domingo, e o MEC informou que, caso as provas precisem ser reaplicadas, os custos, que são de cerca de R$ 90, serão cobrados judicialmente de alunos e entidades que sejam identificados como responsáveis pelas ocupações. Considerando o único balanço divulgado, o custo para aplicar a prova em uma nova data para os afetados pelas ocupações seria R$ 8 milhões, segundo o Ministério da Educação. Segundo ME, mais de 8 milhões de estudantes confirmaram a inscrição e estão aptos a fazer as avaliações. O Enem será aplicado em 1.727 municípios e no Distrito Federal, em cerca de 17 mil escolas, faculdades e institutos.

Superintendência
A Superintendência Regional de Ensino (SRE), unidade/Divinópolis informou por telefone que houve uma reunião, porém sem definição. A ocupação continua por tempo indeterminado. Ainda por telefone, a superintendência disse que espera resolver o problema, já que a prova do Enem é neste fim de semana.

 

 

 

 

 

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão