Início » Tubulação antiga em Divinópolis deixa sem água moradores do Alto das Oliveiras

Tubulação antiga em Divinópolis deixa sem água moradores do Alto das Oliveiras

by Portalagora

Flávio Flora

Ao final da atual legislatura, a Tribuna Livre vai pautando os vereadores em seus pronunciamentos. Ontem, foi o comunitário Douglas Júlio da Guarda, morador do Residencial Alto das Oliveiras, próximo dos bairros Serra Verde e Nova Fortaleza, quem deu o tom principal: a “desesperadora” falta de água para os moradores do lugar. Ele portava um simbólico galão de água vazio.

— Desde que foram entregues as casas do conjunto residencial, o abastecimento não é contínuo e nem regular e, na maioria das vezes, não dá nem para encher uma caixa — relatou o morador. O morador mostrou seu descontentamento e provocou a manifestação dos presentes, questionando: “Como que entregam ou liberam as mais de 200 casas do residencial sem antes verificar a infraestrutura de abastecimento?”

Tubulação se rompe
Douglas da Guarda disse que procurou o gerente local da Copasa e juntos foram até o engenheiro da empresa que lhe informou sobre a situação:
— A tubulação que vem do bairro Liberdade, próximo do Sesi, até o Serra Verde, não composta a pressão da vazante. Se for aberto o registro para levar água até os bairros Serra Verde, Nova Fortaleza e o novo Residencial a tubulação da rua Itamarandiba vai estourar como tem ocorrido.

Ao final de sua manifestação, o tribuno questionou os vereadores sobre o por que desses conjuntos residenciais não serem fiscalizados, permitindo sua entrega sem essa condição básica de moradia, que é a água, bem essencial.

Pouco investimento
O vereador Hilton de Aguiar (PMDB) disse ser triste, mas ao tempo todo a gente tem de falar mal da Copasa”, porque “ela cobra o que quer do povo”, arrecada, mas não investe em melhorias nos bairros.

O vereador Adilson Quadros (PSDB) lembrou que foi construído um reservatório para a região, mas não foi mudada a antiga tubulação ali implantada e que, enquanto isso não acontecer, o problema vai persistir. Adilson disse estar frustrado com a Copasa “diante do que se esperava: que ela fizesse um pouco mais”. Na oportunidade, sem mencionar nomes, o vereador insinuou que a empresa de abastecimento só prestará melhor serviço, quando houver a pressão de deputados, principalmente estadual, comprometidos com a cidade: “O deputado estadual nessa hora faz muita falta”, encerrou.

 

Muita tolerância 
Ao longo da história, o abastecimento de água em Divinópolis “evoluiu pouco”, em que pese o esforço dos governos, analisou o vereador Careca da Água Mineral. “O problema de Divinópolis está com a empresa Copasa”, contra a qual ninguém quis bater de frente. Também morador da região afetada pela falta d’água, o vereador Eduardo Print Junior informou que o reservatório que abastece o Alto das Oliveiras leva também para os bairros Alvorada, Liberdade, Nossa Senhora da Conceição, Serra Verde e Nova Fortaleza I e II sobre com o problema das tubulações antigas. — Todos os dias que a pessoa subir a Itamarandiba é raro vê-la com os buracos que a empreiteira da Copasa abre tampados. Todo os dias você liga na Copasa e eles dizem que está em manutenção. Todos os dias eles têm uma justificativa injustificável para a falta de água naquela região — criticou.

Mais reservatórios
Na sua fala, Print Junior destacou ainda que entre os bairros Nova Fortaleza I e II, há o Residencial Rinaldo Campos que sofre o mesmo problema de abastecimento, o que recomenda urgência na construção de outro reservatório já prometido pela empresa.

Os vereadores Adair Otaviano (PMDB) e Marcos Vinícius criticaram a Copasa por não investir em Divinópolis proporcionalmente ao que ela arrecada na cidade. Marcos Vinícius criticou também a falta de representatividade política das lideranças locais perante o governo estadual por causa das divergências entre si.

O vereador Marquinho Clementino (PROS) concordou que a Copasa deve fazer investimentos maiores em Divinópolis, pois a necessidade de água da população cresceu muito nos últimos anos com os novos conjuntos residenciais com mais de cinco mil unidades, em baixa estimativa.

 

 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00