Jornal Agora é homenageado pela ADL

Jorge Guimarães

A noite de segunda-feira foi de festividade para a equipe do jornal Agora, pois a empresa foi homenageada pela Academia Divinopolitana de Letras (ADL) pelos 45 anos de circulação. Perto de atingir 12 mil edições impressas, que estão arquivadas em mais de 250 livros, o acervo conta 45% da história da cidade.

A homenagem realizada na Câmara Municipal teve início às 20h, com o Hino Nacional Brasileiro executado pelos músicos do Santuário Opus 5, que ao final da sessão solene brindou os presentes com clássicos da música mundial. O acadêmico José Raimundo Bechelaine, do corpo de articulistas do Agora fez a saudação oficial.

— Há tempo de sonhar, ousar, trabalhar e construir; e há tempo de olhar para trás, de avaliar o que se veio construindo, de aprender com os erros e reveses, de celebrar datas e festejar o sucesso e o mérito do trabalho realizado. A ADL nos reúne, nesta noite, para uma homenagem especial ao Jornal Agora, pelos seus 45 anos de publicação ininterrupta, de circulação inicialmente semanal e depois diária, no Município de Divinópolis e na região Centro-Oeste, como veículo portador de informação e de opinião —disse Bechelaine. 

A luta
Bechelaine ressaltou que o Jornal Agora é uma das faces bem representativas e ilustrativas de Divinópolis, a ponto de bem merecer ser chamado de “O Diário de Divinópolis”.

— Persistindo ao longo de todos estes anos, o jornal também se transformou, modernizou, passou a utilizar novos recursos e tecnologias, venceu o amadorismo. Em tudo isso, há muito que reconhecer e homenagear, no esforço e dedicação de tantos e tantas, cujos nomes e contribuição merecem ser lembrados. São eles os profissionais e trabalhadores que vieram fazendo este jornal: desde os seus proprietários e diretores, Pedro Magalhães de Faria e Sonia Terra, sua editora Gisele Souto, até os mais escondidos, aqueles que atuam nos bastidores, pois que um jornal tem também os seus bastidores. Desde os mais antigos da casa, como José Carlos de Oliveira, até os mais recentes — ressaltou.  

Agradecimentos
Pedro Magalhães de Faria relembrou os nomes dos fundadores do jornal nascido do movimento literário que marcou Divinópolis no início dos anos 1970 e citou nomes de pessoas que foram fundamentais para o crescimento da empresa. Recordou as transformações tecnológicas, os desafios do empreendimento nos momentos de crise e a responsabilidade social.

— Vamos comemorar 45 anos até o dia 1º de junho de 2017, lançando produtos, inovando e reciclando. Afirmo sem dúvida, que estamos preparados para o futuro. Fizemos a nossa parte e os sucessores cuidarão de manter a tradição — realçou.

A diretora de jornalismo, Sonia Terra, falou em nome da equipe que lidera há 38 anos e destacou a gratidão por todos que participaram da trajetória. — Começo a agradecer pela Academia Divinopolitana de Letras, a casa onde estão os homens e mulheres que pensam e escrevem a história desta cidade que me acolheu de braços abertos — sintetizou a jornalista.

 

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas