Início » Professores deflagram greve em apoio a estudantes na UFSJ

Professores deflagram greve em apoio a estudantes na UFSJ

by Portalagora

Rafael Camargos

Em apoio aos estudantes da Universidade Federal de São João del-Rey (UFSJ), campus Dona Lindu, em Divinópolis, os professores entraram em greve nesta quarta-feira, 16. Os docentes também desaprovam a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que visa um teto de gastos para a classe nos próximos 20 anos. Por isso, tanto os profissionais quanto os alunos estão com as atividades paralisadas.

Por telefone, a assessoria de comunicação da UFSJ, disse à reportagem que a unidade apoia qualquer tipo de movimento dos alunos e professores.

 — A greve foi deflagrada e ainda não há nenhuma mudança prevista — informou a assessoria.

A assessoria ainda orientou a nossa reportagem a falar com os professores à frente do movimento para obter mais informações. Os mesmos responderam que, o comando de greve, composto de docentes dos quatro cursos do CCO UFSJ informa que a única pauta da greve é a PEC 55. Na cidade, as manifestações começaram no dia 24 de outubro, desde então, escolas estaduais e universidades se manifestaram nas ruas. Atualmente, somente a UFSJ se encontra ocupada.

Votações
A decisão dos professores foi tomada em assembleia realizada na última quarta-feira, 9. Ao todo, 368 profissionais votaram. Em Divinópolis, foram 28 votos a favor da paralisação e 22 contra. Em São João del Rey, foram 249 votos a 79.  Dez profissionais deixaram de votar.

Posicionamento
O comando de mobilização dos docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), aprovado pela assembleia dos sindicalizados da Seção Sindical dos Docentes (ADUFSJ), vem tornar público o apoio ao movimento dos alunos da UFSJ em prol da educação pública, gratuita e de qualidade.

A decisão de ocupação da reitoria foi deliberada em assembleia dos estudantes da sede em repúdio aos cortes e perdas de investimentos em políticas públicas caso seja aprovada, no Congresso Nacional, a proposta do Projeto de Emenda Constitucional (PEC 241/2016, hoje PEC 55/2016).  

Entendemos que a Constituição Federal do Brasil de 1988, resguarda os direitos fundamentais como saúde e educação, portanto a proposta da PEC é um grande retrocesso e irresponsabilidade desse governo uma vez que engessará a administração da coisa pública nos próximos cinco governos, já que congela por 20 anos o orçamento da União com reajustes tão somente dados pela inflação. Isso aprofundará o sucateamento da educação que já é um grande problema não só pelas suas demandas, mas, sobretudo, pela sua qualidade. Além disso, comprometerão direitos e conquistas históricas da classe trabalhadora.

Desta forma, apoiamos e nos associamos aos estudantes, bem como repudiamos qualquer proposta de reforma que não seja discutido com a sociedade civil organizada.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

@2024 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido por @lethiciamauridg

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00