Início » O decadente futebol carioca

O decadente futebol carioca

by Portalagora

Batendo Bola

José Carlos de Oliveira

jcqueroviver@hotmail.com.br

O decadente futebol carioca

Não de agora que o futebol carioca vive de “pires na mão” e só sobrevive por um milagre da natureza. Seus principais clubes, incluindo o todo poderoso Flamengo, devem mais que arrecadam e só seguem respirando por causa do eterno “jeitinho brasileiro”. Sempre aparece alguém para tapar o buraco, com remendos nada dignos e legítimos.

Agora mesmo, os únicos dois times que se salvaram no Campeonato Brasileiro 2016 (Botafogo e Flamengo), terminando a temporada com menos a lamentar, travam uma batalha por um “pequeno” estádio de futebol. E o pior, de propriedade de terceiros. Para quem se orgulhava de ter o maior estádio do mundo, que muitas vezes teve público superior a 100 mil torcedores pagantes, brigar agora por um campinho para R$ 15 mil pessoas é realmente o fim da picada. É o retrato fiel de toda a decadência dos cariocas. E o pior, é um passando a perna no outro e buscando levar sempre vantagem, doa a quem doer.

A reportagem que abriu o noticiário esportivo de ontem, e ocupou as manchetes de jornais do Rio e de todo o País, dizem respeito ao acerto do Flamengo com a Portuguesa carioca, para mandar seus jogos no estádio Luso-brasileiro, pelos próximos três anos. É o rubro-negro tendo que se contentar com públicos de 15 mil pagantes?

Pelo menos é o que parece… Mas tem ainda o outro lado da notícia… O único clube do Rio de Janeiro que fez campanha para ser comemorada no Brasileirão deste ano é o Botafogo, e um de seus principais trunfos na temporada foi justamente o de ter uma casa, um estádio para mandar seus jogos, que favorecesse a uma identidade entre time e torcida. Foi jogando no campinho da Portuguesa que o Botafogo surpreendeu a muitos e buscou a pontuação para se classificar para a Copa Libertadores em 2017. Ou alguém tem dúvida sobre isso?

Agora, pelo acordo entre Flamengo e Portuguesa, o rubro-negro será o dono da casa, com o Botafogo ficando novamente sem um estádio para mandar seus jogos.

É mais um capítulo do decadente Estado do Rio de Janeiro, que gastou enormes fortunas para construir o Engenhão e reformar o Maracanã, para a disputa de Olimpíadas, Pan-americano e Copa do Mundo Fifa, e ainda assim deixou seus clubes sem ter onde jogar.

Sinal dos tempos e uma prova a mais de como o dinheiro público desceu pelos ralos nos jogos olímpicos e na copa do mundo. Pensou-se em tudo, menos em deixar um legado para a população, que afinal das contas, foi quem realmente bancou as faraônicas obras.

Guarani anuncia novidades
Num encontro com a imprensa, amanhã, a diretoria do Guarani deve anunciar as primeiras novidades para a temporada de 2017, quando o Bugre vai à luta para reconquistar o lugar que é seu por direito, na elite do futebol mineiro.

Com orçamento ainda mais reduzido, já que não terá no ano que vem as cotas de TV, a nova diretoria, comandada por Vinicius Morais, terá que ter criatividade para seguir em frente e conduzir o Bugre às almejadas vitórias.

Trabalhando desde o início do ano (desde que foi consumado o descenso no final do estadual) para retornar à elite, a diretoria já sente na pele todas as dificuldades que terá, e tenta, de todas as formas, encontrar alternativas para viabilizar as metas traçadas.

Amanhã, Vinicius anuncia as primeiras novidades para a próxima temporada, mas a principal notícia da semana deve ser mesmo a do acerto de uma parceria com o América, para a disputa do Módulo II. Hoje, no CT Lanna Drumond, as diretorias do Bugre e do Coelho se reúnem para definir os principais pontos do acordo.

Escolinha do Flamengo faz bonito
No Circuito Itaunense de Futebol de Campo, na categoria Fraldinha, com garotos entre 8 e 9 anos de idade, o Flamengo de Mendes Mourão deu show de bola e triturou todos os adversários que encontrou pela frente, vencendo todas as partidas com larga margem de gols.

Na grande final de domingo, no estádio José Flávio de Carvalho,  os garotos do Mengão divinopolitano passaram por cima da equipe da Universidade de Itaúna, com direito a goleada por 5 tentos a 1.

Base do Guarani segue viva
Pelo Campeonato Mineiro, promovido pelo Instituto Mineiro de Escolinhas de Futebol (IMEF), o Guarani segue invicto e a espera de seus adversários nas quartas de final. Jogando na manhã de domingo, no Farião, no bairro Porto Velho, as duas categorias do Bugre garantiram classificação para a próxima fase.

Na preliminar da rodada dupla, o time Sub-15 goleou o Mineiros, de Conselheiro Lafaiete, por 4 tentos a 0. No jogo de fundo, a equipe juvenil, o Sub-17, ficou no empate em 1 a 1 com o Brumadinho, e levou a melhor na decisão por pênaltis, e também está na próxima fase do Imef.

Arbitral do Módulo II dia 29
Acontece no próximo dia 29, reunião entre os participantes do Módulo II do Campeonato Mineiro, para definir detalhes do próximo estadual, com a participação do nosso Guarani.

A tendência é que os clubes voltem a impor o limite de idade para a disputa do estadual, com os elencos dos times podendo ter poucos atletas experientes, com a prioridade sendo para jogadores jovens e em início de carreira. É esperar a reunião para vermos como realmente ficará o estadual 2017.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00