“Minas de Causos” será lançado amanhã

 

Jorge Guimarães

A semana está cheia de lançamentos literários, mostrando assim que os escritores estão colocando para fora tudo aquilo que um dia estava guardado, ou mesmo esquecido em algum lugar de um passado recente. E quem estreia nesta quinta – feira, com direito a noite de autógrafos, é a professora universitária Patrícia Ferreira Santiago, que começou escrevendo artigos científicos em sua área de formação, Língua Portuguesa e Linguística. E como esposa, ela deu início, no ano de 1999, a produzir e dirigir o humorista Taquinho Santiago. E pelas suas andanças em turnês com seu marido, escutou vários “causos”, histórias e piadas. E assim surgiu o “Minas de Causos”, conta varias histórias colhidas nas cidades de Divinópolis, Perdigão, Santo Antônio do Monte, Nova Serrana, Passa Tempo, Oliveira, Mariana, Araújos e Ouro Preto.

Livro

O lançamento da obra, a primeira, acontece amanhã, no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), a partir das 19h30. Na obra, o leitor vai conhecer uma Patrícia que conta a história das histórias que ouviu e que na sua habilidade de tornar, qualquer acontecimento banal do dia-a-dia mote para uma história interessante, revelando o humor contido, sutil, inteligentes dos mineiros, e é esta essência que os leitores encontrarão neste livro de causos.  

Como a obra não é uma ficção não será nenhuma coincidência se o leitor se reconhecer em algum dos casos. Com intuito de preservar os protagonistas dos causos reais, apenas os nomes são fictícios nas narrativas. Assim, a escritora optou por sempre usar os mesmos nomes para os protagonistas: João, José, Maria e Ana. Como a obra é pautada em fatos reais que poderiam ter acontecido com cada um de nós, o leitor fica com o direito de contar e recontar essas prosas, dando aos seus personagens outros nomes.

 – O que importa é manter viva a história e os costumes mineiros — fala Patrícia Santiago.

       

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas