Equipe de transição administrativa de Galileu Machado começa a ser montada

Flávio Flora

A informação de que a punição de Galileu Machado (PMDB), decretada por acórdão do Tribunal de Justiça de Minas (TJMG), prescreveu em 30-11-2016, foi confirmada, nesta terça-feira, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que concedeu habeas corpus ao candidato, comunicando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e as demais instâncias essa condição.

A concessão da liminar não significa o fim do processo criminal no STJ, que segue em demorado curso até o julgamento final, mas é uma forma de antecipar e informar ao TSE que a particularidade das penas não prevalece mais, por prescrição. E neste caso, a liminar não é uma medida transitória ou provisória, pois, se assim fosse, não seria comunicada ao TJMG e à Comarca de Divinópolis, imediatamente, e nem o ministro Henrique Neves, relator do processo na Corte Superior, a teriajuntado (de ofício) ao recurso, como ficou nítido em seu despacho, no mesmo dia, por volta das 21h.

 

Equipe em formação

Alguns motivos são elencados pelos correligionários e simpatizantes do candidato Galileu Machado para expressarem certo alívio em relação à sua posse, especialmente, pelo fato de que tudo isso está ocorrendo antes do prazo legal de diplomação. Sem alarde, mas convicto, o grupo principal da coligação já apressa as reuniões e contatos para a composição da equipe de transição que deve atuar nas últimas semanas deste mês.

Ontem, comentando o feito pela rede social, o advogado Alican Albernaz de Oliveira, chamou a atenção para esse aspecto, apesar de ponderar que a decisão final do Pleno do TSE deve ser aguardada:

— Acompanhando decisões recentes do TSE (…) verifiquei que a jurisprudência, em casos assemelhados ao do Galileu, caso junte aos autos documento comprobatório, até a diplomação, informando que os efeitos da condenação que originou a inelegibilidade foram cerrados, o recurso é provido. Vide caso de Leopoldina — comenta Alican.

Considerando os reduzidos prazos legais de vistas, é plausível afirmar que o julgamento final do recurso no TSE ocorra em uma das pautas extraordinárias da próxima semana.

 

Related posts

Bolsonaro tem alta após passagem em hospital na zona sul de São Paulo

Substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos pede demissão

Cleitinho defende impeachment de ministro e oposição anuncia obstrução dos trabalhos