Diplomação de Galileu e vereadores eleitos será na sexta

Flávio Flora

Finalmente, a longa espera do candidato Galileu Machado (PMDB) chegou ao fim, no prazo previsto por ele, ou seja, antes da diplomação. A decisão monocrática do ministro Henrique Neves mudou, depois que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunicou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a prescrição de sua condenação, ocorrida em 30 de novembro de 2016. A diplomação está marcada já para a próxima sexta-feira, dia 16.

Ontem à tarde (17h41), saiu a reconsideração do ministro, publicada na própria sessão, assentando “a suspensão dos efeitos da condenação que ensejou a caracterização da inelegibilidade. Disso resulta a necessidade de reconsideração da decisão agravada, a fim de prover o recurso especial”.

Ao final do documento, o ministro deu “provimento ao recurso especial interposto por Galileu Teixeira Machado para reformar o acórdão regional e deferir o seu registro de candidatura ao cargo de prefeito do Município de Divinópolis”, pondo fim a uma longa espera judicial pela proclamação do seu resultado.

Processo continua

Por ser decisão provisória, o processo continua tramitando no TSE até o julgamento definitivo, mas a reconsideração do ministro-relator foi um passo importante nesse trajeto, animando a torcida dos eleitores.

A sentença contraria parecer anterior da Procuradoria-Geral Eleitoral contra o recurso de Galileu, por entender que a jurisprudência da Corte Eleitoral não se aplicaria ao caso, o que não foi acolhido pelo ministro e deve ser seguido pelo plenário.

Diplomação

Galileu Machado recebeu mais de 58 mil votos nas eleições de outubro, sendo o mais votado. Porém, os votos ficaram “congelados” à espera dessa decisão, que agora o inclui assim como a seu vice, Rinaldo Valério, na lista de diplomação dos eleitos nas Eleições Municipais de 2016.

A solenidade de diplomação ocorrerá no Plenário Zózimo Ramos Couto, da Câmara Municipal, nesta sexta-feira, às 20h, com o cerimonial da Justiça Eleitoral. Como o local possui apenas 250 assentos, a solenidade será transmitida ao vivo pela TV Candidés e também pelo portal do Legislativo (www.divinopolis.mg.leg.br).

Na oportunidade, os 17 vereadores (12 dos quais novos e, entre estes, apenas uma mulher) também serão diplomados, concluindo assim o trabalho do Tribunal Regional Eleitoral de Minas em Divinópolis.

São estes os Vereadores eleitos e seus respectivos partidos, por ordem de votos: 1 – Ademir (PSD); 2- Josafá (PPS); 3- Cleitinho (PPS); 4- Marcos Vinícius (PROS); 5- Dr. Delano (PMDB); 6- Adair Otaviano (PMDB); 7- Zé Luiz da Farmácia (PMN); 8- Renato Ferreira (PSDB); 9- Sargento Elton (PEN); 10- Eduardo Print Jr. (SD); 11 – Janete Aparecida (PSD); 12- Kaboja (PSD); 13- César Tarzam (PP); 14- Raimundo Nonato (PDT); 15- Edson Sousa (PMDB); 16- Nêgo do Buriti (PEN); 17- Roger Viegas (PROS).

 

Related posts

Bolsonaro tem alta após passagem em hospital na zona sul de São Paulo

Substituta de Silvio Almeida no Ministério dos Direitos Humanos pede demissão

Cleitinho defende impeachment de ministro e oposição anuncia obstrução dos trabalhos