Início » Livro resgata cotidiano histórico

Livro resgata cotidiano histórico

by Portalagora

 

Jorge Guimarães

 

A coleção “Biblioteca Memorial do Centenário: Para Lembrar” ganha um tesouro com o seu título de número nove: o livro “Guardados da Memória”, de Palmério Ameno. Tesouro por causa do tempo que recupera. Assim, o leitor folheia na obra uma história com mais de 90 anos, com o autor narrando os cenários de uma realidade histórica. E Divinópolis faz parte desta viagem no tempo, onde surgem personagens surpreendentes tecendo tramas do arco da velha.

Palmério Ameno registra que as vias públicas escondem, em seus percursos, histórias comoventes, apaixonadas, pitorescas e acontecimentos inusitados. Com sua visão particularizada, nesses textos, compartilha com o leitor a riqueza de ver e rever aspectos desconhecidos do cotidiano histórico de Divinópolis.

Em “Guardados da memória”, a vida de tantos cidadãos, no lugar de personagens, vincula-se à própria vida da cidade que cresceu e tornou-se a metrópole de hoje, com e por causa de sua gente.

 

Viagem

 

Esta obra permite a muitos um retorno às memórias da infância. A leitura flui, porque o escritor estabelece um diálogo suave, agradável, com o leitor, a quem vezes inúmeras chama a viver a história, colocando-o a par de fatos íntimos até.

Assim, o leitor viaja em direção à memória ou ao conhecimento de um tempo guardado. Em todos os papéis, habita a alma da cidade. Dentre as 57 crônicas, o leitor pode se deliciar com histórias de Nagib Jurdi, do Trampolim do Divinópolis Tênis Clube, ou mesmo do Papagaio da zona boêmia, sem falar de relembrar as histórias envolvendo o Divinópolis Clube. Mas a preferida do autor é “O espetáculo vai continuar”, que conta a história da apresentação da peça “Baal”, de Bertolt Brecht, no Instituto de Educação e Cultural.

Entre outras narrativas, o público poderá conferir que, nas crônicas de Palmério Ameno, destila-se a essência da vida divinopolitana. E este lado escritor deste cidadão que chegou à ainda provinciana Divinópolis, em 1932, oriundo de Entre Rios de Minas, foi despertado pelo ator, diretor e escritor Osvaldo André de Melo e pela jornalista e diretora de jornalismo do Agora, Sonia Terra.

– Sempre escrevi nas redes sociais e um belo dia o Osvaldo e a Sonia Terra me disseram para escrever mais ainda para se fazer um livro com meus textos. E o incentivo não ficou somente nas palavras, ele veio em forma de convite para que eu passasse a integrar o time dos colaboradores do Jornal Agora, onde escrevo já há algum tempo. E com os casos e as lembranças, junto a algumas crônicas do jornal, surgiu o “Guardados na Memória”. E assim o livro traz uma gama de acontecimentos históricos e personagens de famílias tradicionais de Divinópolis — define Palmério.

O autor revela ainda que, além destes textos, tem escrito “alguma coisa” de ficção que poderá ser um novo trabalho que vem por aí.

 

Lançamento

 

A Editora Grupo Capela e amigos do escritor realizam o lançamento do livro de estreia de Palmério Ameno, amanhã, às 19h30, na Boutique do Livro. A noite especial de autógrafos faz parte das comemorações de seus 90 anos, completados no último dia 23 de junho.

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00