Justiça diploma Galileu e Câmara é renovada

Flávio Flora

O prefeito Galileu Machado (PMDB) e os vereadores eleitos receberam o diploma da Justiça Eleitoral, em solenidade ocorrida ontem à noite, no auditório da Câmara Municipal. Em seu discurso, Galileu pregou a união para governar Divinópolis.
Muito aplaudido, Machado ressaltou que vai governar para todos os divinopolitanos. O plenário da Câmara estava lotado.

Os vereadores diplomados são: Ademir, Janete Aparecida e Rodrigo Kaboja (PSD); Dr. Delano, Adair Otaviano Edson Sousa (PMDB); Josafá e Cleitinho (PPS); Marcos Vinicius e Roger Viegas (PROS); Sargento Elton e Nego do Buriti (PEN); Zé Luiz da Farmácia (PMN); Renato Ferreira (PSDB); Eduardo Print Jr. (SD); Cesar Tarzan (PP); e Raimundo Nonato (PDT).

As funções principais dos vereadores é fiscalizar a administração pública municipal, apreciar as propostas de lei e atender as queixas e reclamações da sociedade por meio das comissões.

Renovação
A expectativa de um novo tempo começou para Divinópolis em 2 de outubro, com as eleições proporcionais cujos resultados levaram à renovação de cadeiras na Câmara Municipal, a partir de janeiro de 2017.

Dos 17 membros do poder legislativo, apenas cinco foram reeleitos, numa clara demonstração de que o povo quer transformações. Com uma mudança de 70,6%, 12 novos vereadores tomarão assento no plenário, entre estes, uma mulher: Janete Aparecida (PSD). À exceção de Edson Sousa (PMDB), que já tem passagens pela Casa (incluindo a Presidência), todos os novos são estreantes.

Essa substituição de vereadores tornou-se um fenômeno da política contemporânea de Divinópolis, ocorrido poucas vezes na história legislativa. Outro fenômeno histórico da política local foi a grande votação alcançada pela candidatura Galileu Machado/Rinaldo Valério, ultrapassando a marca dos 64% dos votos (agora) válidos.

O recado da população é por mudança na administração pública, obras de saneamento na periferia, ações de segurança pública no centro e nos bairros, estímulo às atividades econômicas e cidade limpa e cuidada.

Longa espera
O futuro prefeito, também para o período 2017-2021, Galileu Machado, e seu vice, Rinaldo Valério, receberam o diploma de eleito, depois de um longo período de espera pelo reconhecimento da vitória, retardada por um processo judicial resolvido no Tribunal Superior Eleitoral. Eles representam os compromissos da coligação “Experiência e Trabalho por Divinópolis”, formada pelos partidos PMDB, PV, PDT e PMN.

Related posts

Laiz Soares é condenada a pagar multa por impulsionar vídeo contra Gleidson

TSE proíbe “Bets Eleitorais” durante disputa em 2024

Mesmo sem biometria, quase 10 mil eleitores podem votar em Divinópolis