O Jornal Agora realizou uma daquelas noites que ficarão marcadas na história de Divinópolis e do Diário, com o objetivo de destacar e reconhecer as pessoas que brilham na comunidade. Foram homenageados empresários, profissionais e personalidades ilustres da terra, valorizando quem faz a diferença e contribui para o crescimento da região. Com ambientação assinada pela equipe de Giordano José, Organização de Eventos e Cerimonial, e fotografia de Soneto, os 592 presentes assistiram a performances de alunos da Escola de Dança Maiher Menezes e show da RG7 e dançaram até as 5 da manhã, entre flûtes de champanhe e muita descontração.
25 itens
Na reunião de transição ontem, o novo secretário municipal de Cultura, Osvaldo André de Mello, apresentou uma lista de 25 itens referentes às duas administrações do secretário Bernardo Rodrigues. Desde o organograma constando o nome dos gestores, dos demais servidores às atividades dos novos serviços criados, ele quer saber onde estão os documentos do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico e do Conselho Municipal de Conversação e Defesa do Meio Ambiente (Codema), legislação do Fundo Municipal de Cultura e o relatório da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com as respectivas atas de aprovação dos projetos.
Documentos
Pediu também a relação dos documentos administrativos deixados pela gestão Galileu Machado e Demetrius Pereira, o inventário do patrimônio encontrado e deixado, situação do Projeto Fazendo Arte, com discriminação dos apoios e orientação para atividades a serem continuadas.
Circo
Quer compreender a relação de pendências financeiras deixadas para os próximos anos, o regulamento da Feira de Artesanato e Cadastro dos Artesãos, aprovados pelo Decreto Nº 5626/2004, o destino dado à lona e à estrutura do Circo Cultural, lei de criação, membros e a devida representatividade, atividades, atas de reuniões do Conselho Municipal de Cultura.
Contas
Sobre o projeto de lei de criação do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural, quer número de protocolo de encaminhamento e apresentação da prestação de contas de utilização dos recursos no valor de R$ 12 mil repassados ao Movimento Gay, Parada do Orgulho LGBT, por meio de convênio com prazo encerrado, 100% executado.
Instrumentos
Da Escola de Música Ivan Silva, incluindo relação de componentes e agenda de ensaios, currículo e composição da diretoria, corpo docente, pessoal de serviço, relatório de atividades, a partir do Regimento, o que inclui o Coral dos Servidores, a Banda Teodosino Campos e a Bandalha, além do inventário do patrimônio encontrado e deixado, como documentos, instrumentos, registro dos mesmos e mobiliário.
Inventário
Do Museu Histórico, quer o inventário do acervo encontrado e deixado, o que inclui a massa documental, o horário de funcionamento, o Livro de Tombo atualizado e o relatório de como se deu a manutenção do Museu da Memória Ferroviária, criado pelo Decreto Nº 5122 – 9 de junho de 2003, de responsabilidade do gestor do Museu Histórico, bem como do acervo cinematográfico, guardado em sala independente. Além de livros e documentos de papel, o acervo do Museu da Memória Ferroviária se constitui de 60 itens e, caso tenha ocorrido desmembramento do acervo, indicar onde se encontram as peças.
História
Do arquivo Público Municipal de Divinópolis, quer a continuidade do Projeto Preservação Digital da Memória, iniciado pela FUNEDI/UEMG, resultando no acervo informatizado do tempo do Arraial do Divino (1834) até o Governo Fábio Botelho Notini (1970). O registro do acervo de fotos, livros raros, obras de arte, Biblioteca Folclorista Domingos Diniz, periódicos de época, discos de vinil, CDs, DVDs, acervo do Cine Clube Humberto Mauro, arquivos culturais da Secretaria Municipal de Cultura referentes a 2001/2004, livros de atas da Câmara Municipal de Divinópolis (1912/1946) e outros.
Pontuação
Quanto ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico de Divinópolis (Comphap), pediu a legislação atual, a constituição nas duas gestões, o quadro de retorno do ICMS Patrimônio Cultural (Lei Hobin Hood), constando o ano (duas gestões), o retorno, a pontuação e o investimento do Município em cultura.
Teatro
E finalmente sobre o Teatro Municipal Usina Gravatá, as atividades desenvolvidas, a partir do Regimento, com citação dos funcionários e suas incumbências, relatório da “Gestão compartilhada do Teatro Municipal com entidade da sociedade civil (Oscip, SAB, Arte & Cultura” / “Projeto de revitalização ocorrido em 2011 em parceria com a SAB, mas sem terceirização da gestão”.