Cruz de Todos os Povos será uma das maiores do mundo

Jorge Guimarães

Cerca de cem pessoas compareceram à solenidade de lançamento da pedra fundamental da Cruz de Todos os Povos, que será erguida no Morro da Gurita, em Santo Antônio dos Campos. Trata-se de uma cruz luminosa, uma das maiores do mundo, com uma estrutura de mais de 70 metros.

A cerimônia começou com o plantio de oito mudas de pau-brasil. Em seguida, foi composta a mesa da cerimônia, com a presença do bispo de Divinópolis, Dom José Carlos; bispo emérito, Dom José Belvino; procurador do Patriarcado de Antioquia dos católicos sírios na Santa Sé, no Vaticano, Monsenhor George Masri. A mesa teve também as presenças do prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) e do prefeito diplomado, Galileu Machado (PMDB). Fechando a mesa, o pastor José Roberto, da Igreja Presbiteriana de Divinópolis; e Paulo Miranda, do Serviço Diplomático Brasileiro.

Após as falas das autoridades que compuseram a mesa, foi depositada, dentro de uma urna, uma Cápsula do Tempo, com fotos e jornais que noticiaram sobre a Cruz de Todos os Povos. Esse recipiente será aberto no ano de 2062, quando a cidade de Divinópolis completará 150 anos de emancipação política.

Monumento de fé
Galileu Machado afirmou que foi uma manhã de grande importância para a cidade e também disse que já imagina as grandes romarias que visitarão a Cruz. Na oportunidade, o prefeito eleito também parabenizou os idealizadores, por erguerem na cidade um monumento de fé.

– Esta é uma manhã muito importante para nós, católicos, porque será erguida em nosso município a terceira maior cruz do mundo, denominada Cruz dos Povos. Posso até imaginar o movimento e as romarias que virão a este local em demonstração de fé. Estou ainda sob impacto de minha eleição a prefeito deste município, mas hoje não há vencedores nem vencidos, hoje existe tão somente todos por uma Divinópolis melhor, mais humana, mais digna e melhor para se viver – vislumbrou o próximo prefeito.

Lado a lado
Em tom conciliador, Galileu se colocou à disposição dos idealizadores para ajudar no que for preciso.

– Logicamente que, na qualidade de prefeito, estarei à disposição dos idealizadores deste monumento para ajudá-los dentro daquilo que me for possível. E que esta Cruz dos Povos, a terceira maior do mundo, possa trazer paz, tranquilidade e movimento em nossa cidade, que anda carente destes acontecimentos. Reafirmo: na qualidade de prefeito, me coloco à disposição para fazer tudo aquilo que for possível, que sejamos felizes e precisamos fazer essa Cidade do Divino voltar a sorrir e assumir seu lugar no cenário do Brasil – afirmou Galileu.

Escolha
Já o bispo de Divinópolis Dom José Carlos, quando questionado sobre a escolha de Divinópolis para receber o monumento, citou vários acontecimentos.

– Os contatos já estão sendo feitos há alguns anos e foram se juntando vários sinais ao longo deste tempo. Fatos como o município ser a “Cidade do Divino”; o coração do Centro-Oeste ser bastante religioso; e mais ainda que, conforme uma fotografia aérea mostra, a geografia da cidade é semelhante ao desenho de uma pomba. Enfim, foram associados vários sinais que, somados, levaram a decidir por Divinópolis – detalhou o bispo.

Dom José Carlos também falou da satisfação de Divinópolis receber a Cruz de Todos os Povos.

– Receber tamanho monumento é motivo de alegria, não por ser uma cruz de proporções diferenciadas, mas porque é a cruz, a cruz de Jesus. E só esta cruz que tem sentido para nós, de modo que, olhando para ela, nos lembremos de Deus, nos lembremos do amor de Deus. Somos a terceira cruz depois do Líbano e México e ela haverá de dar a identidade marcadamente católica cristã de nossa região – finalizou.

Veja também artigo especial do historiador Flávio Flora sobre o assunto: http://www.agora.com.vc/noticia/outro-milagre-da-ermida-dos-campos/.

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão