INVERNO QUENTE

BLOCO DE MODA 

 Wagner Penna 

 O ano começou animado na moda. Enquanto em São Paulo, a Couromoda teve movimento maior do que o esperado (inclusive de compradores estrangeiros) em Minas, os primeiros lançamentos (em pronta-entrega) nas confecções de Beagá indicaram boa reação do mercado. A temporada mineira vai até março, mas, nesta primeira semana de janeiro fashion, as vendas foram boas. E mais: os lojistas já estão solicitando que as compras feitas por meio de pedidos, durante a Minas Trend (de outubro passado), já possam ser enviadas – pois as prateleiras precisam de moda invernal. Uau! 

 

TÉDIO NA PASSARELA 

 

Saindo um pouco da análise fashion das coleções, a temporada de lançamentos masculinos na Europa (leia-se Londres, Milão e Paris), encerrada nesta semana, potencializou a impressão de tédio diante do vaivém monótono das passarelas. A maioria dos jornalistas presentes (os mais experientes, claro) caiu em cima da mesmice que isso virou, em função dos novos meios de mostrar moda – como os vídeos bacanas, os chamados “tapetes vermelhos” das mostras de música, cinema, teatro, etc., o Instagram e outras redes. Enfim, tudo mudou e os desfiles ainda continuam no século 19.  

 

RIQUEZA FASHION 

   

A turma do “politicamente correto” não ficou satisfeita em só acusar as fábricas de roupas no Oriente (do Paquistão até a Índia, passando por Vietnã e outros países daquela área) de praticar o chamado trabalho escravo. Agora, partiram direto para cima de um dos ícones do empresariado fashion bem-sucedido, o espanhol Amancio Ortega – dono da Zara (e outras muitas marcas) com 75 mil pontos de vendas no planeta. Como ele ficou entre os oito empresários do mundo que, juntos, detêm riqueza igual a da metade da população da terra, caíram em cima dele. Discreto, ele continua seu expediente diário no interior da Espanha, aos 82 anos. 

 

VAIVÉM 

 

  • Comandada pelo casal Sabrina Costa e Wallace Gonçalves, a Fleche d’Or faz seu lançamento invernal em três tempos: nesta semana, tem preview no showroom em Beagá, em fevereiro faz a mostra oficial e vai para a feira “Casamoda – See Now, Buy Now”, em São Paulo. E ainda tem mais no showroom do Itaim.  

 

  • Quem passou por Minas foi o Alexandre Cerqueira, visitando as marcas que participarão da “Casamoda – See Now, Buy Now” (de 14 a 16 de março, em São Paulo). Essa feira tem o diferencial de ter moda em pronta-entrega. Cerca de 40 marcas daqui irão participar.  

 

  •  A modelo Mahany Perry é o novo rosto da Alphorria, neste lançamento de moda invernal. A moça diz ser fã da cantora Grace Jones – e realmente tem o estilo da artista.  

 

  • Desfiles em baixa: a Versace anunciou que não participará mais do vaivém de alta-costura neste ano. Talvez, definitivamente. Quer investir em algo mais rentável para a marca.  

 

PONTO-FINAL 

 

Mais do que saber qual marca a nova primeira-dama americana, Melania, vai usar na passagem pela Casa Branca, a turma da moda os Estados Unidos está preocupada é com o retorno das suas fábricas (atualmente no Oriente) para o solo americano – anunciado pelo Trump. Isso pode “quebrar” a cadeia de produção mundial e tornar a roupa, internamente, mais cara nos EUA. A conferir.

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