Pitangui recebe Orquestra Jovem

Jorge Guimarães

A implantação da Orquestra Jovem em Divinópolis foi um dos mais caros anseios da cidade, capaz de reunir forças da sociedade, iniciativa privada, órgãos públicos e representantes políticos. A idéia sempre foi de aproximar a orquestra da comunidade e compartilhar um pouco da sua história, dos desafios vencidos, dos grandes momentos na música. E para dar prosseguimento aos seus ideais, dentre tantas iniciativas e apresentações, foi criado o projeto “Orquestra para a Comunidade”, que percorre municípios mineiros levando música erudita de forma gratuita.      

Dentro desta iniciativa, a orquestra se apresenta no próximo domingo, 29, em Pitangui, com o espetáculo acontecendo às 20h, na Igreja Matriz Nossa do Pilar, logo após a missa das 19h. O grupo já se apresentou em Itapecerica, Bom Despacho, São Gonçalo do Pará, Congonhas, Carmo do Cajuru e Divinópolis. O repertório vai de temas do cinema aos grandes nomes da música clássica, num repertório cheio de clássicos envolvendo as duas artes num só dueto.    

— Pitangui foi escolhida por ter uma tradição musical e a Matriz com uma boa acústica e grande beleza arquitetônica. O espaço é perfeito para a proposta do projeto e será uma noite incrível! A iniciativa foi muito bem recebida. Aproveitando, lembro aos alunos que a orquestra retorna as aulas em 3 de março, próximo — define a coordenadora geral da orquestra, Franciane Curi.

Orquestra

A orquestra nasceu de um grupo de amigos que entende o ensino da música como elemento fortemente transformador na vida das pessoas. A iniciativa oferece bolsas de estudo a jovens de 7 a 21 anos, disponibilizando classes de instrumentos como violino, viola, violoncelo e baixo acústico, prática de conjunto e orquestra e ainda, apreciação musical. As atividades estimulam os alunos a desenvolverem a criatividade, sensibilidade, companheirismo, respeito ao próximo e à diversidade, contribuindo também para o reforço da autoestima.

 — O resultado deste trabalho pode ser visto e sentido nas apresentações da orquestra, momento no qual ela mostra sua cara e exibe com orgulho um trabalho coletivo que se estampa em cada rosto com as marcas do esforço, disciplina, aplicação e também cooperação e responsabilidade, além é claro do genuíno, puro e insubstituível prazer de tocar — avalia o diretor do Instituto Orquestra Jovem de Divinópolis, Túlio Mourão.

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas