Avenidas e ruas recebem nova sinalização no bairro Sidil

Paulo Couto 

Após três meses de transtornos, e espera a região do bairro Sidil, recebeu nova sinalização, com a  conclusão do sistema binário, que consiste em transformar a rua Espírito Santo e a avenida Paraná em mão única. Foram implantados sinais, pinturas estratigráficas, rotatórias, rampas de acessibilidade e travessa elevada. 

Além disso, a maior reivindicação de moradores e motoristas, os sinais de trânsito com lâmpadas de LED. O primeiro, na avenida Paraná, esquina com a rua Minas Gerais, e o segundo, no cruzamento da avenida Paraná, com a rua Rio de Janeiro. Foram instalados, ainda, rotatórias nos cruzamentos, entre, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Foram recolocadas, as rotatórias na rua São Paulo, esquina com a Paraná.

Cinco mil e trezentos metros quadrados da avenida Paraná foram asfaltados, num total de cinco quarteirões, na Paraná, da Goiás, até a rua Paraíba.

O investimento total em pintura estratigráfica, sinalização vertical, alargamento de passeio e três passagens elevadas para pedestre chegou a R$ 480 mil. O objetivo das melhorias foi alterar o sentido da Paraná, no trecho, a partir da avenida Divino Espírito Santo no bairro Sidil até a rua Goiás no Centro, para mão única em sentido bairro/Centro.

Ontem à tarde, o prefeito Galileu Machado (PMDB) visitou os locais das obras concluídas.

Comerciantes

Marcos Barros é comerciante, trabalha em frente às ruas Rio de Janeiro e Paraná. Ele conta que está há 21 anos trabalhando na região e que nunca presenciou tantos acidentes nas vias.

— Na época que retiraram a rotatória, eu presenciei acidentes quase todos os dias, até três por dia —conta.

 Marcos relata ainda que na rua Espírito Santo, o trânsito nas saídas das escolas está sendo impedido pelos pais de alunos, que fazem fila dupla no local.

Rodrigo Freitas trabalha em frente ao cruzamento da Minas Gerais e Paraná.

— Vi muitas batidas, inclusive com motoqueiros, que caíram devido às pedras das obras que deixaram jogadas — relatou.

Ele diz ainda que o trânsito estava lento, devido a retirada das rotatórias. Rodrigo espera que os semáforos diminuam o número de acidentes.

Settrans

O gerente de projetos de Trânsito e Transporte da Secretaria de Trânsito (Settrans), Lucas Lopes explica as mudanças.

— Além do controle no tráfego de veículos, os semáforos vão levar benefício ao pedestre, numa travessia segura — afirma.

 Segundo Lucas, as lâmpadas por serem de LED, vão trazer economia de energia e ainda, o fecho de luz, por ser mais forte, possibilita melhor visualização. Disse ainda que futuramente, todos os semáforos da cidade serão substituídos por luzes de led.

Sobre as filas duplas nas portas dos colégios, o gerente disse que está em projeto, será feito uma educação nas escolas.

 

Related posts

Outubro chega com calorão e risco de tempestades

Fenômeno La Ninã deve ter intensidade fraca este ano

Chuva não deve continuar neste domingo