Técnico do Dieese aponta efeitos “devastadores”  da reforma da previdência

Da Redação 

Atacado por todos os lados, o projeto de lei da reforma previdenciária enfrenta resistência até mesmo entre aliados do Governo Federal. Do lado da oposição então, nem se fala. Os sindicatos estão mobilizados contra a proposta e, na quinta-feira, 9, Divinópolis foi sede de audiência pública sobre o tema, realizada na Câmara Municipal. Convidado, o técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Thiago Rodarte, usou um adjetivo forte para classificar os efeitos da reforma: “devastadores” 

Diante de cerca de 300 presentes (segundo os organizadores), o técnico procurou usar didática simples para facilitar o entendimento da reforma. Pontuou todas as modificações previstas e garantiu que, da forma como está no Congresso, o projeto é “altamente nocivo para o país”. 

– Os efeitos dessa reforma serão devastadores e provocará um efeito dominó que vai atingir a economia do país, deixando famílias mais pobres, pois vai reduzir drasticamente recursos que muitas vezes movimentam a economia de pequenos municípios – analisou. 

Ainda de acordo com Thiago Rodarte, as mulheres serão mais afetadas com a reforma. 

– Os efeitos serão devastadores para os homens, porém serão ainda mais devastadores para as mulheres. Essa modificação pode aumentar a informalidade, reduzir as contribuições e não será a solução para a Previdência. 

Ausentes, mas contra 

 Realizada pela Câmara, a audiência foi solicitada pelo Movimento Sindical Unificado de Divinópolis para debater a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 287/2016), que trata da reforma da Previdência. 

O Legislativo convidou os dez deputados federais mais votados por Divinópolis. Jaiminho Martins (PSD) e Domingos Sávio (PSDB) justificaram ausências e enviaram representantes. Ambos disseram ter sido chamados para reunião de emergência da bancada mineira com o presidente Michel Temer para discutir a crise financeira de Minas Gerais. 

Entretanto, tanto Jaiminho quanto Domingos asseguraram que são contra o projeto da reforma da Previdência da forma como foi enviado ao Congresso. Para o deputado do PSD, é necessário um amplo diálogo com toda a sociedade brasileira para que se chegue um consenso. 

Dos 10 deputados convidados, apenas Reginaldo Lopes (PT) compareceu. O petista confirmou a reunião da bancada mineira com Michel Temer. 

– Eu não posso ser leviano e dizer que não houve a reunião em Brasília, mas, hoje, a pauta mais importante para o país é a reforma da Previdência e temos de ir aonde somos convocados pela população para debater o assunto – afirmou. 

O Movimento Sindical Unificado de Divinópolis é contra a Reforma da Previdência e informou que continuará mobilizado. Na próxima segunda-feira, o grupo se reúne no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram) para traçar as ações futuras. 

 

 

Related posts

Candidatos à Prefeitura cumprem agenda neste sábado

Divinópolis terá transporte coletivo gratuito no dia da eleição

Assembleia promove Prêmio de Incentivo à Inovação