Itaúna recebe ambulância para iniciar as atividades do Samu

Da Redação

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (CIS-URG) antecipou a liberação da Unidade de Suporte Avançado (USA) que vai servir Itaúna a partir da regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As informações são da prefeitura da cidade. A ambulância foi liberada na sexta-feira, 10, quando um dos motoristas da prefeitura esteve em Divinópolis para buscá-la. Desde esse dia, já ficou disponível na unidade local.

Os veículos anteriores destinados ao município pelo Ministério da Saúde (MS) apresentaram defeitos e estão em manutenção; no entanto, não foram consertados ainda diante da dificuldade de reposição das peças, que são importadas. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, durante o tempo em que as ambulâncias ficaram paradas, o Samu contou com o suporte do Corpo de Bombeiros para atender aos pedidos de socorro e não houve desassistência.

Samu regional
Em solenidade na cidade de Divinópolis, no dia 22 de fevereiro, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT) assinou termo de liberação de R$ 3,3 milhões para a implantação do Samu Regional.

Itaúna integra o sistema, que vai atender 54 municípios. Fazem parte do CIS-URG as microrregiões de Itaúna, Bom Despacho, Divinópolis, Santo Antônio do Monte, Formiga, Pará de Minas, Santo Antônio do Amparo e Campo Belo. A perspectiva apresentada pelo governador é de que a rede comece a operar até o fim de março.

A central de regulação funcionará em Divinópolis e já está pronta. Os demais municípios contarão com bases de atendimento. As equipes foram treinadas e as ambulâncias entregues. Há ainda a previsão de chegada de novos veículos. Itaúna será contemplada com uma USA e uma Unidade de Suporte Básico (USB).

Related posts

Divinópolis pode registrar chuva durante este sábado

Feto de 10 cm encontrado em igreja era de um gato 

Paróquia se pronuncia sobre feto encontrado em banheiro de igreja no Belo Vale