Construção civil volta a gerar emprego em Divinópolis

Pablo Santos

 A construção civil começou 2017 com números positivos em Divinópolis. Dados do Ministério do Trabalho também confirmam os números favoráveis para o setor. Pesquisa do Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) registrou o melhor patamar para os últimos três anos.

De acordo com os números apurados em janeiro deste ano, foram abertas com carteira assinada 49 oportunidades formais em Divinópolis. O desempenho do primeiro mês do ano foi melhor na comparação com janeiro do ano passado, quando foram criadas 30 oportunidades de trabalho formal no município, segundo o Ministério do Trabalho.

Apesar da alta, nos últimos dois meses de 2016, a cidade encerrou com carteira assinada 98 vagas de trabalho na construção civil.

Em Minas Gerais, foram criadas 957 no primeiro mês de 2017.

No entanto, no Brasil o saldo é negativo. De acordo com os dados do Ministério do Trabalho, foram finalizadas no país 775 oportunidades formais.

 Pesquisa

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (IceiconMG) registrou relativa estabilidade em janeiro, chegando aos 47,2 pontos em fevereiro, melhor patamar para o mês nos últimos três anos. Em relação à igual período do exercício passado, houve aumento de 16,8 pontos. O resultado indica uma recuperação gradual do setor, que apresentou melhora em todos os indicadores.

Os dados são da Sondagem da Indústria da Construção Civil realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (SindusconMG) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).

Conforme o levantamento, o resultado é decorrente da melhora da percepção mais favorável do empresário quanto às condições atuais de negócio, que continuou apontando descontentamento em fevereiro, com 38,4 pontos, mas apresentou crescimento de 3,1 pontos sobre janeiro e foi o mais elevado desde agosto de 2014.

— Para os próximos seis meses, os empresários já esperam crescimento discreto da demanda, da compra de matéria-prima e das exportações, o que aponta para uma recuperação do nível de atividade. Vale destacar o avanço na intenção de investimento, que segue em elevação e já se encontra acima da média histórica. Por outro lado, ainda não há indícios de expansão do emprego no curto prazo — destacou o levantamento da Fiemg.

Ainda de acordo com a pesquisa, os indicadores sinalizam a proximidade do início de novo ciclo de crescimento, uma vez que os ajustes na produção e no emprego têm diminuído gradativamente, em linha com o processo de ajuste de estoques e com utilização da capacidade cada vez mais próxima da usual.

Related posts

Empreendedoras de Divinópolis terão oportunidade de obter bolsas profissionalizantes

Alegria para uns, preocupação para outros 

Entidades relatam demandas cruciais para alavancar a economia