Início » Especial 12.000: Uma história de trabalho, coragem e jornalismo sério

Especial 12.000: Uma história de trabalho, coragem e jornalismo sério

by Portalagora

Flávio Flora

No começo de tudo, ao final dos anos 1960, havia uma publicação artístico-literária mensal sob o título “Agora”, de cuja equipe faziam parte Lázaro Barreto, Osvaldo André de Mello e Fabrício Augusto, entre outros participantes. Nesta época, circulava também o jornal “O Regionalista”, noticioso quinzenal dirigido pelos jornalistas Vanir Vasconcelos de Meneses, Jaques Guimarães e Marcius Sana.

As dificuldades financeiras e de produção enfrentadas pelos dois órgãos aproximaram as equipes para se fundirem, no início de 1971, ensejando a formação de uma sociedade interessada em publicar um jornal semanal regional impresso em gráfica própria. Para viabilizar o novo projeto, uniram-se ao pessoal do “Agora” e do “O Regionalista”: Afonso Salgado, Antônio Eustáquio Rodrigues Cassimiro, Fernando Teixeira de Oliveira, Ivan Silva,José de Arimathéa Mourão, José Lúcio Fonseca e Pedro Magalhães de Faria. Por discordância do projeto editorial, então voltado para publicação de notícias locais e regionais, nesse ano mesmo, deixaram organização os integrantes do “Agora” literário.

Um novo jornal

A primeira edição do semanário Agora/ Regional ocorreu em 1º de junho de 1971 e assim circulou até março do ano seguinte, quando passou a sair às quintas, chegando a uma tiragem de três mil exemplares, sendo procurado para a publicação de pequenos anúncios e publicidade oficial.

Nessa época, incorporou-se ao veículo os jornais “Carta” e “Variante” (de Arimathéa Mourão), enquanto a gráfica prestava serviços a terceiros, produzindo pequenos impressos e cartazes. A gráfica dispunha dos equipamentos essenciais: duas impressoras (plana e manual), uma compositora de linotipo, uma variedade de tipos e uma cortadeira de papel.

Importante notar que o Agora criou na cidade o hábito de ler jornais locais, como demonstra o caso de um lavrador, que procura a redação do periódico todos os sábados, quando vem às compras, para levar o seu exemplar (…) A história é simples, mas a gente se admira de ter crescido tanto — registra o Editorial, de 1º/06/1972.

Com o sucesso alcançado, a partir de 4/01/1973 passou a ser bissemanal, até o final da década, quando ingressou na fase de diário (de terça a domingo), em 1978.

Em 1990, o jornal foi pioneiro em Minas Gerais a utilizar impresso­ra a laser, primeiro pelo sistema “nylon print” e, depois, no off-set.

Em 1993, a jornalista Sonia Terra assume a di­reção, tornando-se a primeira mulher a assumir um cargo até então ocupa­do apenas por homens.

— Mantenho a con­vicção forjada nos pri­mórdios do jornalismo: nada substitui a presen­ça física do repórter no teatro da ação. Funcio­namos como a memória da sociedade, daí a preo­cupação em acompanhar a edição do início ao fim — disse a jornalista, sobre seu trabalho diário.

A partir desta época, o jornal Agora sofreu grandes transformações gráficas e editoriais, dando saltosde qualidade emconteúdo, regularidade e confiabilidade, sempre ressaltados nos marcos de cada mil edições. Hoje está nas bancas o número 12 mil, coincidentemente na data comemorativa dos 46 anos do jornal. Não é pouco.

– Sem dúvida, estamos preparados para o futuro. Fizemos a nos­sa parte e os sucessores cuidarão de manter a tradição — afirma o coronel Pedro Magalhães de Faria, referindo-se à filha Daniela Faria Outubo, que assumiu a diretoria-administrativa do Grupo Agora de Comunicação.

RECORTE HISTÓRICO                    

Na dificuldade prática de destacar os principais eventos das primeiras décadas do jornal Agora, destaca-se a primeira mensagem, mostrando a que veio, e esta doze milésima edição – testemunha do ideal de berço que está sendo cumprido com dedicação e esmero.

“Agora” é tempo de crescer

Hoje inauguramos uma nova fase na vida desta equipe que, há menos de um ano, começou a implantar uma mentalidade que ainda não existia em Divinópolis: Imprensa – esta palavra esquecida nesta terra. Se havia, não possuía o seu verdadeiro sentido. Começamos com muita luta que ainda continua, conduzindo adiante um ideal de serviço através da boa informação.

Tivemos e temos coragem de levar até nossos leitores notícias que ainda são “tabu” para a imprensa interiorana. Aquelas que acontecem nos bastidores da polícia, as reclamações do povo com relação aos problemas administrativos da municipalidade. Graças a Deus, estamos cumprindo o nosso ideal de bem informar; e o mais importante é que o povo tem reconhecido o nosso esforço, tem nos auxiliado com suas críticas construtivas, enfim, tem sido um verdadeiro incentivo para que haja sempre continuidade neste idealismo de proporcionar a Divinópolis um jornal à altura de seu progresso. (…)

Ele é Agora/ Regional. É um nome mais fácil de se guardar; mais sugestivo e atraente. Nós crescemos, nós mudamos, mas isso importa pouco – o que interessa mesmo é a qualidade. É esta a nossa preocupação. Nós queremos continuar merecendo de Você, caro leitor, esta frase que está sendo lançada aos ares: “Este é o melhor jornal da cidade e da região” (AGORA, n. 1 – Excertos do Editorial de 1º de junho de 1971).

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00