Livros de crônicas retratam mineiridade

Da Redação

— Antes era apenas um sonho, um desejo de me expressar, contando histórias, revelando segredos, compartilhando momentos – meus e dos outros. Relatava os casos em diários. Com a tecnologia, passei a usar um blog na internet. Em seguida, os escritos foram publicados na imprensa. Foram tantos, mais de 200 crônicas, artigos, minicontos. Textos diversos. Ganharam corpo para se transformarem em um livro. Meu sonho literário, o compromisso pessoal de me tornar um escritor com algo publicado no mercado editorial — resume Juliano Azevedo, autor de dois livros.

Essa é a motivação do jornalista e professor universitário, Juliano Azevedo, mineiro de Bom Despacho, que lançou dois livros de crônicas ao mesmo tempo. São duas obras, com 40 crônicas cada, que retratam temas do cotidiano. No livro  “Uniformes”, estão os pensamentos e análises do autor, de acordo com os diferentes personagens que todo mundo é no cotidiano. Ele fala do homem romântico, do cidadão crítico, do professor, do mineiro, do filho. Fala também do Brasil, de Minas, do mundo, dos diferentes uniformes, mostrando que os indivíduos são seres únicos apesar das fantasias que vestem para se adaptar à sociedade.

Pé de Abacate

Já no livro “Pé de Abacate”, Juliano faz uma homenagem às suas raízes. Em diferentes momentos, o personagem é a sua terra natal, Bom Despacho, cenário de histórias familiares, de personagens pitorescos, de situações cômicas e algumas reflexivas. Não é uma obra autobiográfica, mesmo o autor escrevendo sobre as passagens da infância e da adolescência, já que ele relata as histórias que muita gente viveu. São lembranças, nostalgias, casos divertidos.

— Remexendo nos pensamentos da minha infância, tentando resgatar traços da memória perdida, lembrei-me de vários momentos que vivi percorrendo uma das mais longas ruas de Bom Despacho. Esse pequeno pedaço de terra cercado pelos rios Picão, Lambari e São Francisco deixa saudade naqueles que bebem o marcante cafezinho da cidade. Assim surgiu a ideia do livro “Pé de Abacate”, árvore marcante da minha vida, local onde aprendi a contar histórias, pois foi debaixo dele que ouvi muitos casos — revela.

Jornalista

Juliano Azevedo é jornalista, chefe de Redação da TV Alterosa, professor universitário, atuando, atualmente, na Faculdade INAP. Mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec, pesquisa televisão, publicidade, marketing, redes digitais e telejornalismo e é apaixonado pela escrita. Semanalmente, publica artigos e crônicas na imprensa mineira. E na última sexta – feira, o escritor reuniu parentes, amigos e apaixonados pela literatura no Muah, rua Pains, em Divinópolis, onde apresentou suas obras com autógrafos para os presentes. Um momento de descontração e conversa literária. Os livros podem ser adquiridos pela internet, no site do autor: www.blogdojuliano.com.br.

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas