Jorge Guimarães
As vendas que antecederam o final de semana do Dia das Mães, em Divinópolis, tiveram um aumento, ainda que pequeno, segundo empresários de diversos segmentos. Porém, segundo eles, qualquer número positivo atualmente, pode e deve ser comemorado.
Agora, as atenções se voltam para o Dia dos Namorados, mas para alguns segmentos do varejo, como o de calçados e prestação de serviços, o próximo foco já é a DivinaExpo, que começa no próximo dia 25, com a realização do festival gastronômico Prato Rural. As vitrines das lojas especializadas no segmento, principalmente as de calçados, já tem como garota propaganda as botas, que nesta época, fazem a cabeça das mulheres. Mas outros segmentos, como o de confecções, cosméticos, também já preparam suas decorações para os corações apaixonados.
Para a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Alessandra Barros, as vendas dos Dias das Mães foram boas dentro das perspectivas dos próprios empresários.
— As vendas foram, de modo geral, boas em todos os aspectos, ainda mais para os segmentos de cosméticos, calçados e assessórios. Isso devido, em parte, a liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que fez com que o consumidor fosse mais as compras, não esquecendo também de utilizá-lo para negociar possíveis dividas. Para o Dia dos Namorados, esperamos também vendas superiores ao ano passado, visto que a data cresce, em número de vendas, ano após ano— analisa a presidente
Prestação de serviços
Os segmentos que mais lucram no Dia dos Namorados, são: os de motéis, restaurantes e floricultura. Comemorar a data ao som de uma boa música, um ótimo cardápio e depois uma esticada, sempre foi uma ótima pedida, além de ser romântico.
—Já estamos bolando um pacote especial para o Dia dos Namorados. Todo ano a gente reinventa as promoções para que possamos surpreender nossos clientes e os cativar novos. Surpresas virão para melhor atender a todos — avalia o empresário do ramo de motel, Geraldinho Mourão.
Um jantar bem romântico é um bom começo, não só para quem já está com um relacionamento sério, mas também para aquele casal que está dando os primeiros passos.
— Tenho somente um mês de namoro, pretendo levar minha namorada a um restaurante, pedir um bom vinho e uma excelente comida. Dizem que a primeira impressão é a que fica, então vamos nessa — diz o comerciário Ricardo Antonio Silva.
Alta
O comércio voltou a registrar aumento de vendas na semana que antecede o Dia das Mães após dois anos seguidos de queda, segundo pesquisas divulgadas nesta segunda-feira.
Segundo o levantamento da Serasa Experian, as vendas cresceram 2% na semana entre os dias 8 e 15 de maio, em relação ao período equivalente de 2016.
Ainda segundo o estudo, a redução consistente da inflação, a queda dos juros e o ingresso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) na economia foram os principais fatores que conseguiram gerar um resultado positivo para a venda do Dia das Mães.