Agentes penitenciários entram em greve

Rafael Camargos

Alguns agentes penitenciários e sócio-educativos podem aderir à greve do Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária de Minas Gerais (Sindasp-MG). A decisão foi tomada pela Federação Nacional dos Servidores Penitenciários (Fenaspen) junto com o sindicato e tem como objetivo protestar contra o governo Michel Temer (PMDB) uma vez que a classe foi excluída do rol dos servidores com direito à aposentadoria especial. O fato não deve atrapalhar no funcionamento do presídio Floramar em Divinópolis. Procurada pela reportagem, a Secretaria de Segurança Pública (Seap) informou que a medida não irá interferir no atendimento.

Em reunião da Fenaspen, realizada no dia 9 deste mês, com as lideranças dos demais estados da federação, foi deliberada uma paralisação geral nos dias hoje, 19 e sábado, 20. Minas Gerais esteve representada pelo diretor da Fenaspen e do Sindasp-MG, Carlos Alberto Nogueira, e aderirá ao movimento convocando toda a categoria à paralisar suas atividades conforme orientação da federação. A decisão, segundo o sindicato, foi tomada em resposta à “trairagem” e falta de escrúpulos dos deputados na votação do texto na comissão especial da reforma da previdência.

Além disso, ficou decidido que no dia 23 de maio, caravanas serão organizadas e sairão de todos os estados para acompanhar a votação e pressionar os deputados na votação do texto. O Sindasp-MG ficará responsável pela organização das caravanas que levarão os agentes de Minas Gerais.

Seap

A Secretaria de Estado de Administração Prisional  informou que foi comunicada da manifestação. E, nos termos do comunicado, o movimento das entidades de classe garantiu que a segurança das unidades será mantida, assim como os serviços de alvarás de soltura, entrega de alimentação, entrega de medicamentos de uso contínuo, ronda, guarita e vigilância e recebimento de presos de outros estados. Por causa da manifestação, as visitas deste fim de semana foram transferidas para o próximo, sem prejuízo para os detentos. 

 

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão