Definido horário de inauguração do Samu oeste

Da Redação

Depois de idas e vindas e a data de inauguração ser adiada pelo menos quatro vezes, finalmente, foi confirmada a data de início do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A diretoria executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Ampliada Oeste (Cis-Urg) disse ontem, que a cerimônia de inauguração, marcada para o dia 6 de junho ocorrerá às 10h30. O local ainda não foi definido.

A superintendência de cerimonial do governo de Minas Gerais ressalta que nos próximos dias, uma equipe de produção fará uma visita a Divinópolis para averiguar o melhor local para a realização da solenidade. A previsão é de que o evento dure 40 minutos.

Reunião preparatória

Dando continuidade a todos os processos para o início do Serviço na região, a diretoria do Cis-Urg reforça que no dia 27 próximo haverá uma reunião entre os colaboradores que trabalharão no serviço.

A reunião geral de alinhamento para o início das atividades do Serviço ocorrerá de 8h às 18h, no auditório da Faculdade Pitágoras, que fica na rua Santos Dumont, nº 1001, no bairro do Carmo em Divinópolis.

Equipamentos

Na oportunidade serão levantadas questões vitais para o início do serviço, assim como distribuição de uniformes e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assinatura de documentos, organização das escalas de trabalho, informações sobre as grades de referência, treinamento prático, dentre outros assuntos.

A diretoria do Cis-Urg diz que espera contar com participação de todos.

— Nesse momento a cooperação mútua será fundamental para darmos início, da maneira mais harmoniosa possível, a esse serviço essencial para a população da nossa região — destacou o diretor médico do Samu, Marco Aurélio Lobão.

Bombeiros

Em reunião, na última semana, o comandante do 10º Batalhão de Bombeiros de Divinópolis, tenente-coronel Morais, falou durante a reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp) sobre a central de atendimento unificada entre o Corpo de Bombeiros e o Samu. Ele ressaltou a importância de uma unidade de atendimento única.

 — Em outras cidades onde o atendimento não é unificado, é comum acontecer o deslocamento de duas viaturas de órgãos distintos para atender a mesma ocorrência — explicou.

 No ano passado, Divinópolis foi a segunda cidade do interior que mais atendeu ocorrências de trânsito no estado. O comandante também ressaltou que a trabalho em conjunto com o Samu pode melhorar a qualidade do atendimento à população, já que a ação de uma unidade de suporte avançada, pode dar assistência com um médico ainda no local.

Related posts

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga

Pesquisa de eficiência aponta Divinópolis atrás de cidades da região 

Poupar energia: Governo analisa volta de horário de verão