Cenário político se agrava e sindicatos irão para as ruas

Rafael Camargos

Os desdobramentos dos escândalos em Brasília chegaram à região. Na manhã desta quinta-feira, 18, a Polícia Federal de Divinópolis cumpriu mandados de busca e apreensão na fazenda do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) em Cláudio. Outra equipe da PF esteve em outra fazenda na mesma cidade que pertence a Frederico Pacheco de Medeiros. Com o cenário político abalado, em diversas cidades do país já ocorreram manifestações e, em Divinópolis, não será diferente, já que alguns militantes foram para rua na noite da última quinta-feira. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindi-Ute) se uniu a outros sindicatos da cidade e já estavam articulando novas ações, como publicado por este Diário no início da semana. Eles garantem que a programação irá continuar com mais força. A última vez que os sindicatos foram às ruas foi no dia 28 do mês passado, em protesto contra as reformas propostas pelo governo de Michel Temer (PMDB) e ocorreu em todo o país. Na cidade, a luta contra a proposta resultou na formação do Movimento Sindical Unificado (MSU), em fevereiro, atualmente composto por pelo menos 15 entidades.?A assembleia da rede estadual ontem, 19, discutiu o pagamento do piso, reposição da greve, e paralisação nos dias 24 e 25 e uma ocupação em Brasília.

Próximos passos

De acordo com a diretora regional do Sindi-Ute, Marilda de Abreu Araújo, o calendário será mantido e, assim como no restante do país, a cidade também terá mobilizações contra o Governo Federal.  

— Nós estamos mantendo todas as nossas atividades, vamos para Brasília, e teremos paralisação nos dias 24 e 25 — explicou a diretora. Ainda de acordo com ela, além das mobilizações nacionais previstas para ocorrer no próximo domingo, 21, muitas pessoas vão às ruas na segunda-feira, 22.  

— Vamos fazer uma manifestação na segunda-feira no quarteirão fechado da rua São Paulo em Divinópolis. Domingo será uma manifestação geral nas capitais e, no dia seguinte, iremos nos mobilizar aqui — conta Marilda. 

Em entrevista ao?Agora, a diretora de comunicação do Sindi-Ute, Maria Catarina Laboré contou que diversas atividades estão sendo programadas a nível municipal e estadual e está sendo montada uma caravana para ir a capital federal. ?Segundo ela, neste mês, haverá um encontro com comandos da rede municipal no dia 20. 

— Temos o encontro das redes municipais filiadas ao Sindi-Ute, é importante deixar isso claro porque temos municípios filiados ao Sindi-Ute. No dia 26, vamos continuar esta pauta do nosso calendário de lutas, 24 e 28 nos temos o fórum do EJA estendendo até o mês de junho e julho, quando teremos no dia 3, encontro dos servidores e servidoras da Superintendência Regional de Educação (SRE) finalizando, 30 de junho e 1º de julho, temos o encontro estadual — disse.

PF na região

Uma viatura com quatro policiais chegou à Fazenda da Mata, de Aécio Neves (PMDB-MG), ao amanhecer, e recolheu documentos que possam ajudar nas investigações sobre o senador. O mandado partiu do Supremo Tribunal Federal (STF). 

A Fazenda da Mata fica próxima ao aeródromo de Cláudio, em outra propriedade da família do senador. 

Conforme revelou O Globo, o presidente nacional do PSDB foi gravado pedindo R$ 2 milhões a empresário para supostamente custear os advogados de defesa na Lava-Jato. 

Em nota, Aécio disse que sua relação com Joesley Batista é “estritamente pessoal” e sem envolvimento com o setor público. 

Related posts

Inscrições para cursos técnicos gratuitos do Trilhas de Futuro terminam na segunda

Eleições 2024: candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

Dados do TSE esboçam o perfil de candidatos e eleitores no Brasil