Mulheres em baixa

Pelo menos para os vereadores de Divinópolis as mulheres não merecem reconhecimento público. Ao indicar apenas pessoas do sexo masculino e instituições para receberem a Medalha Candidés, os 16 vereadores e uma vereadora não olharam para dentro de si mesmos e ignoraram o papel das mães, irmãs e profissionais que movimentam o cotidiano, educação, economia, cultura e a sociedade.

Honraria

Nada contra os nomes pinçados para a homenagem, embora haja divergência entre misturar pessoas e entidades num mesmo balaio e ilustrá-los com a Medalha Candidés, honraria que não foi concebida para este fim.

Simples assim

Choveram críticas ao deslize e espera-se que assessores facilitem a comunicação entre os edis e alertem para que haja bom senso na “escolha” e divisão entre os representantes do sexo masculino e feminino.

Só que não

Também nada contra entidades realçadas pelos serviços prestados, mas que não se misture alhos com bugalhos, porque fica parecendo jogo de cartas marcadas. No momento em que borbulham turbulências e escândalos pelo país afora, o momento é de sensatez e menos ego.

Outras formas

Todavia, há outras formas de destacar entidades, apesar da obviedade do caráter eleitoreiro. Basta marcar uma data específica e homenagear o povo que luta bravamente pelo interesse dos sindicalizados e envolvidos nas ações. Note-se que muitas entidades que se dizem representar trabalhadores recebem os louros sozinhos, como se apenas eles merecessem a glória.

Invisíveis

Desta forma, ao conferir a Medalha Candidés a entidades classistas e igrejas, homenageia-se apenas uma meia dúzia de pessoas e não o conglomerado que trabalha, pois na maioria das vezes nem são convidados para a festa.

Dra Eliza

Por falar em mulheres que fazem a diferença, o vereador Dr. Delano prestou homenagem e deixou registrada ontem, na Câmara Municipal, o desejo de dar o nome da ala ginecológica do Hospital Regional à Dra Eliza Franca. Primeira mulher graduada em medicina no município, ela se dedicou à causa durante 68 anos com um legado invejável de discrição, elegância e amor ao próximo. Foi sepultada ontem, aos 92 anos.

Fora Aécio

Os alunos da Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ) querem cassar o título de Doutor Honoris Causa do ex-governador Aécio Neves, afundado até o pescoço no drama político, pessoal e financeiro. Legítimo ou não o desejo dos alunos, ou se isso pode ser feito, é outra coisa. Neste embalo, os meninos da universidade, poderiam se preocupar também com o nome dado ao Campus Centro Oeste e pedir mudanças.

Licença

O afastamento do secretário municipal de Cultura para cuidar da saúde gerou especulações e bochichos. O escritor Osvaldo André de Mello encontra-se em tratamento oftalmológico e pediu 20 dias de licença para os exames. 

Related posts

Mineirinho sedia finais do estadual de vôlei

Minas Gerais amplia apoio ao esporte com novo edital do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Guarani encerra preparação para jogo em Poços de Caldas na manhã de hoje