Início » Por que valorizar o trabalho de base?

Por que valorizar o trabalho de base?

by Portalagora

Batendo Bola

José Carlos de Oliveira

jcqueroviver@hotmail.com.br

Quando é a vida que nos ensina o caminho, não podemos e nem devemos fechar os olhos à verdade. Quando ignoramos os ensinamentos que nos são passados, a tendência é pagarmos bem mais caro pelos nossos atos.

E assim também é no futebol. Com o esporte cada vez mais inflacionado, clubes que insistem em negar o óbvio nunca vão chegar a lugar algum. Somente será grande quando fizer o mais simples, que é montar na própria casa o alicerce para o futuro.

Impossível é, a qualquer clube que tenha objetivos de sucesso, ignorar a maior de todas as verdades, e esta é de que investir e valorizar o trabalho de base, formando seus atletas e profissionais; é o único e possível caminho para atingir o sucesso. Valorizar a base é mais que um dever, é a obrigação de toda diretoria que seja realmente responsável.

Guarani colhe frutos

Em Divinópolis, temos um exemplo que mostra bem esta realidade. Os maiores times armados pelo Guarani, em todos os tempos, sempre foram formados por atletas de Divinópolis, que sofriam e vibravam nas derrotas e vitórias do Bugre. Não dá nem para citar nomes de jogadores formados no próprio Farião, que foram e fizeram a alegria da torcida de Divinópolis, simplesmente para não deixar ninguém de fora.

Tão somente para não enaltecer a alguns e não citar a outros tantos. Que cada torcedor puxe da memória e se lembre daquele jogador de Divinópolis, que passou pelo Guarani e fez a história do clube. São dezenas. Que cada um escolha o seu.

E hoje a história começa a ser reescrita no estádio de Porto Velho, com novos atletas dando seus primeiros passos no Farião, rumo a uma carreira profissional no futebol.

Com a nova diretoria, comandada por Vinicius Morais, os olhos do Guarani se voltam agora para jovens valores da cidade e região e o clube já colhe os primeiros frutos deste trabalho.

Há pouco tempo investindo na formação de jovens atletas em sua base, já tem jogadores em grandes clubes do Brasil – como Atlético, Botafogo e Cruzeiro -, e nos últimos dois anos mantém parceria com o Athletic, da cidade de São João del Rei, para a disputa do Campeonato Mineiro de Juniores.

O Bugre tem quatro jogadores emprestados ao Athletic, e esta semana deu mais um passo para fortalecer ainda mais esta parceria. O coordenador do departamento de futebol amador,  o jovem treinador Marco Túlio Cordeiro, acertou com os diretores do clube vai comandar o time de São João del Rei no estadual.

Se para Marco Túlio é um grande passo para valorizar sua carreira como profissional, para o Guarani é a valorização do trabalho da diretoria, e exemplo a ser seguido por outros treinadores, que agora têm certeza e a convicção de que o Guarani é sim mais uma porta que se abre para o futuro, e que é possível dar, por aqui mesmo, os primeiros passos numa nova carreira. E bons exemplos sempre devem ser seguidos.

MANGUEIRAS BRASIL

Inter Academy na Copa Dadazinho

E a torcida de Divinópolis não tem mesmo porque reclamar de seus clubes e escolinhas de futebol. Já há alguns anos, clubes como o Vasco da Gama, do bairro Afonso Pena, e o Flamengo da beira da linha, são exemplos. Eles construíram uma bonita história com suas categorias de base.

 Que o diga Júlio Botelho, da Botelho Eventos Esportivos, que já há alguns anos promove torneios para categorias de base, dando oportunidade a que clubes da cidade e região tenham competições para disputar.

Muitas outras atitudes e novidades chamam também a atenção para as escolinhas de futebol de Divinópolis. Recentemente, no bairro Danilo Passos, nasceu a Inter Academy, numa parceria com a Internazionale de Milão (Itália), que já começa a escrever uma bonita história no futebol mineiro e brasileiro. E motivos são muitos para festejar.

Disputando competições a nível estadual, a garotada do Inter Academy faz bonito e briga de igual por igual com grandes clubes de Minas e do Brasil.

Agora mesmo, uma mostra disso. Na tarde do próximo sábado, às 15h15, o Inter Academy faz duelo decisivo contra o Atlético, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pelas quartas de final da Copa Dadazinho, competição que reune times de toda Minas Gerais. Passando pelos garotos do time alvinegro, o Inter Academy garante vaga entre os finalistas da competição.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00