Frango Caipira Tamboril fatura o Prato Rural

Jorge Guimarães

O final de semana foi de muita movimentação, com a realização do festival gastronômico Prato Rural, no Parque da Divinaexpo. Realizado pelo Instituto Probar (Instituto da Promoção Brasileira do Alimento Regional, responsável pelos projetos da PDC – Prato da Casa), o Prato Rural é a festa popular de lançamento da Divinaexpo. Há seis anos, o Prato Rural faz parte das festividades de uma das maiores festas de rodeio do país e permite à população o acesso as mais tradicionais comidas típicas das roças.

Iguarias

Novidades saborosas fizeram parte do cardápio da festa. Entre elas, a simplicidade do premiado tropeiro da Comunidade Quilombo; o majestoso frango caipira da Comunidade Tamboril; o torresmo de Santo Antônio dos Campos; e outros que já são pratos que o público procura com água na boca todos os anos. Porém, novas receitas já caíram no gosto dos milhares de frequentadores do festival. Um exemplo é o arroz campeiro, do Bar e Restaurante Campeiro, de São José de Salgados, campeão da última edição.

Campeão

O domingo das guloseimas começou com a realização, às 10h, da Missa Sertaneja celebrada pelo padre Carlos Henrique, na praça de alimentação. A seguir, às 11h, os portões do Parque da Divinaexpo foram abertos ao público que lotou suas dependências para saborear as delícias de uma costela chorona ou com a mistura de sabores do tropeiro caipira com “zuiudo”. O pastel de pernil defumado com queijo era uma outra boa opção que junto ao baião campeiro e o frango caipira juntavam – se ao cardápio original ao qual o evento se propôs a fazer. Sabores, temperos e opções, não faltaram em mais uma edição considerada de sucesso do festival.          

Shows

A grade de shows começou às 15h com a apresentação da dupla Cauam & Rafael, seguida das apresentações da banda Caipira Natu e Mateus & Luan. E depois da maratona musical, as emoções se voltaram para a revelação dos campeões desta edição.    

Campeão

O grande vencedor desta edição foi o frango caipira da comunidade de Tamboril/ Gilbert e, em segundo lugar, ficou com o já campeoníssimo Baião Campeiro, receita elaborada restaurante Campeiro, que é uma homenagem ao Baião de Dois. E a Comunidade Destaque foi a Buritis.  

Agigantou

Prato Rural é a essência da simplicidade. O festival que começou pequeno, quando se juntou ao rodeio de Divinópolis se “agigantou”.

— Mas ainda acredito que são nas pequenas coisas que estão os grandes valores. No olhar, no abraço, no carinho. E é nisso que se resume o homem do campo. E são nos pequenos gestos que se resumem os grandes homens.  Parabéns a Comunidade Rural Tamboril pela vitória com o melhor prato do Prato Rural. E parabéns aos amigos das comunidades que abraçam esta ideia há sete anos. Agradeço aos mais de 15 mil apreciadores da culinária de raiz. Vamos trabalhar muito para que no próximo ano saia ainda melhor. Foram quatro dias de sabores simples e marcantes. Fica a saudade e a vontade de repetir um bom Prato Rural. Obrigado de coração a todos os envolvidos  — definiu o idealizador do evento, Gustavo Bicalho.

Related posts

Edital da Lei Paulo Gustavo recebe propostas até o dia 2

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança