Carmo do Cajuru já vive clima de rodeio

Jorge Guimarães

De 10 a 13 de agosto, Carmo do Cajuru recebe a 25ª edição da “Expô Cajuru”. O evento é realizado pelo Sindicato Rural local em parceria com o Legislativo e as polícias Militar e Civil. O rodeio promete apresentar profissionais completos e capazes de encantar quem estiver nas arquibancadas.

As provas cronometradas terão disputas nas modalidades Bezerro, Bulldog, Tambor e Team Roping. A realização é da Prefeitura de Carmo do Cajuru e a produção fica a cargo da Lucs Promoções. O Grupo Agora de Comunicação e a Sucesso FM estão entre os veículos de comunicação oficiais do evento.

Shows

A grade shows será aberta com Felipe Araújo na quinta-feira, 10. A dupla Guilherme & Santiago é atração da sexta-feira, 11. Depois do show, haverá montarias e disputas das provas cronometradas.

No sábado, 12, sobe ao placo o cantor Gustavo Lima. O encerramento terá portões abertos para show da dupla Gino & Geno. Faixas como “Nóis enverga mais não quebra”, “Meu coração é cigano”, “Ela chorou de amor”, “O gavião”, “Mulher que não dá voa”, “As águas do São Francisco” e “Bebo pra carai” estarão no repertório.

Rainha

E já estão abertas as inscrições para quem quiser participar da escolha da rainha, princesas e cowboy da festa. Os interessados devem comparecer a um dos locais de inscrições. Menores de idade devem estar acompanhados de um responsável, pai ou mãe. Os locais para inscrição são: Nutricional Agropecuária, Tons de Rosa, Relojoaria do Dedé e Salão Simone Burman.

Já para as inscrições do cowboy podem ser feitas na Loja Denis Lux. O baile da escolha da rainha, princesas e cowboy ocorrerá no próximo dia 28, na Amovec, no Centro Industrial, com show da banda Donna Zezé e DJ Vitor. 

Cavalgada

Os cavaleiros que participarão da tradicional cavalgada, realizada em conjunto com a Queima do Alho, deverão se concentrar na Prainha. A saída para o Parque está prevista para as 11h do dia 5 de agosto. Qualquer pessoa pode participar. As pulseiras de acesso ao parque, onde se realiza a Queima do Alho, podem ser adquiridas na sede do Sindicato Rural ou na Nutricional Agropecuária e também nas entidades que serão beneficiadas.

Ingressos

Passaportes já estão à venda nos supermercados HT e Cícero e na loja Nutricional. Em Divinópolis, no Açaí Beach. Pela internet, no site www.totalacesso.com. O camarote “Premium Evidence” terá open bar com vodka, cerveja, refrigerante, água, suco e catuaba.

ENTREVISTA

Em entrevista exclusiva ao Agora, o prefeito Edson Vilela (PSB) falou sobre a 25ª Expô Cajuru, oportunidade em que abordou também os próximos eventos agendados para este segundo semestre.

Jornal Agora – Nas últimas edições, a festa se chamava Cajuru Rodeio Show. Qual o motivo da mudança, ou volta, do nome Expô Cajuru?

Prefeito Edson Vilela – Decidimos voltar com o nome Expô Cajuru porque, neste ano, as atrações irão além dos shows e das provas de rodeio. A programação será diversificada e contará com algumas atrações extras, como a exposição de animais, de maquinário agrícola, de móveis, e haverá um suporte maior para que o produtor rural possa trocar experiências, se atualizar no que se refere às tecnologias agrícolas, fazer novos contatos e criar novas oportunidades de negócios.

O público de Divinópolis, em sua maioria, sempre questionou, a nós da imprensa, sobre o transporte coletivo durante a realização da festa. Não seria viável a continuidade do transporte coletivo, em maior número de viagens, principalmente após os términos dos shows?

A Prefeitura buscará junto à concessionária do serviço de transporte intermunicipal que sejam incluídos alguns horários extras durante o evento. Contudo, é do nosso conhecimento que as pessoas, por conta própria, reúnem-se em grupos de amigos e conhecidos e contratam vans ou micro-ônibus para este transporte.

A tradicional Queima do Alho, geralmente realizada aos sábados, sempre foi beneficente. Neste ano, quais entidades serão lembradas? Quais seriam as atrações do evento e quantas e quais comitivas participarão?

A festa acontecerá em um sábado, como todos os anos, porém neste ano será no sábado anterior à Expô Cajuru, no dia 5 de agosto. Toda a verba arrecadada com os convites será revertida às entidades filantrópicas da cidade. As entidades que serão beneficiadas com a renda da festa são: Vila Vicentina, Lar dos Pequeninos, Creche Divino Espírito Santo, Casa do Menor Dona Hortência, Creche Cordeiro de Deus, Fraternidade Espirita Amor e Caridade, Casa de Recuperação Novo Horizonte, Sociedade São Vicente de Paula.

A prefeitura está contando com o apoio de alguma entidade na realização da 25ª Expô Cajuru?

Sim, o Sindicato dos Produtores Rurais de Carmo do Cajuru segue sendo um grande parceiro nas realizações da Queima do Alho e de todos os eventos relacionados à Expô Cajuru.

Qual a importância da realização da festa para a cidade, em se tratando do movimento do comércio e outros?

A Expô Cajuru como um todo movimenta consideravelmente o comércio cajuruense, principalmente com a venda roupas e calçados típicos do período de rodeio. Há também uma procura pelos hotéis e restaurantes da cidade, que veem um aumento significativo de clientes.

A prefeitura já tem outros eventos agendados? E quais seriam?

Temos alguns eventos sendo programados e alguns já agendados. Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, sediaremos uma das etapas do Campeonato Mineiro de Motocross. Serão três dias de intensa adrenalina, com esporte radical e muita música. Teremos ainda a “Gincana da Independência”, um evento tradicional que não é realizado desde 2009. Estamos organizando ainda a VI Feira Gastronômica, que acontecerá em setembro. Para o final do ano, estamos planejando a realização de um triátlon.

Gostaria de dizer algo mais?

Queremos garantir a todos que estamos trabalhando para revolucionar nosso município, seja na educação e cultura, na saúde, obras, meio ambiente e qualidade de vida para todos. Pretendemos realizar bons eventos, levando lazer e diversão para toda família.

 

Related posts

Evento na próxima semana apresenta a Rota Padre Libério

Divinópolis recebe pelo 2º ano a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Clipe de Luiza de Iola homenageia antigo povoado de Carmópolis de Minas