Força-tarefa vai vistoriar todas as clínicas para dependentes de Divinópolis

 

Gisele Souto

 Tudo começou com uma denúncia no Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). As informações davam conta de que havia maus-tratos e até tortura, além de não cumprir os critérios da Vigilância Sanitária em uma clínica na comunidade de Boa Vista. Porém, a constatação foi somente de falta de condições adequadas para funcionamento.

A partir daí foi formada uma força-tarefa com a participação da Polícia Militar, MP, Defensoria Pública e Prefeitura. Cada um desses órgãos tem um representante no grupo.

É feita apenas uma fiscalização por semana, pois é preciso coincidir com a disponibilidade de todos. O município possui 23 clínicas no total e 4 delas já foram visitadas. Três foram interditadas e uma foi aprovada.

Aprovada

A comunidade terapêutica Chácara São João Paulo II, projeto da Missão Maria de Nazaré, foi a última a receber a visita do grupo, que ocorreu quarta-feira da semana passada, 6. Foram vistoriados o espaço físico, alimentação, programa terapêutico, equipe técnica, documentação e ainda foram colhidos depoimentos dos adolescentes em tratamento. Não foi constatada nenhuma irregularidade.

O Missão Maria de Nazaré acolhe exclusivamente adolescentes do sexo masculino com idade entre 12 a 18 anos incompletos para tratamento de dependência química.

Última barrada 

A última comunidade terapêutica a encerrar as atividades fica no Primavera, em Ermida. Foi no dia 31 do mês passado. Existia a suspeita de que equipamentos encontrados no local teriam sido usados a aplicar choques nos 18 internos, o que não foi comprovado.

O grupo constatou irregularidades semelhantes às encontradas nas outras duas clínicas anteriores. Todas foram interditadas em agosto.

Destino 

Pacientes com problemas mentais são direcionados ao Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). Os que apresentam outros tipos de problemas de saúde são levados para assistência em outros locais. Já com os que não têm nada constatado, é feito contato com a família para que ela tome as providências, como transferi-los para outra clínica ou buscá-los.

 

Related posts

Fenômeno La Ninã deve ter intensidade fraca este ano

Chuva não deve continuar neste domingo

Divinópolis pode registrar chuva durante este sábado