Polícia Civil e Procon firmam parceria em Divinópolis

Ricardo Welbert

O gerente do Programa do Consumidor (Procon) de Divinópolis, Ulisses Damas Couto, e o delegado regional da Polícia Civil, Leonardo Pio, se reuniram para tratar de cooperação entre as instituições, conforme informou na tarde desta quarta-feira (13) a Prefeitura. Na pauta, a prática de recusar convocações e intimações do Procon, que pode gerar ação penal, de acordo com o Código Penal Brasileiro (CPD).

Eles falaram sobre a proteção e defesa do consumidor e estratégias de colaboração tanto quanto prevenção e combate a crimes contra as relações de consumo.

Ainda debateram ação para coibir a costumeira prática de crime de desobediência, prevista no artigo 330 do CPD, em que há recusa do fornecedor de produtos e serviços à prestação de informações, às determinações, intimações e convocações do Procon.

— Caso haja recusa do fornecedor às determinações, intimações e convocações do Procon, a autoridade policial será informada e o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) deverá ser lavrado e remetido ao Juizado Especial Criminal, que, mediante manifestação do Ministério Público, poderá dar início à competente ação penal, de modo que o representante legal do fornecedor poderá ser condenado — destacou Couto.

Na opinião de Leonardo Pio, a Policia Civil está atenta a seus deveres institucionais na defesa dos consumidores.

— Adotaremos as providências de natureza penal na defesa dos direitos dos consumidores e ainda para garantia das prerrogativas do Procon municipal quanto aos fornecedores de produtos e serviços que desatenderem as intimações e requisições do órgão — finalizou.

Related posts

Divinópolis pode registrar chuva durante este sábado

Feto de 10 cm encontrado em igreja era de um gato 

Paróquia se pronuncia sobre feto encontrado em banheiro de igreja no Belo Vale