Ações da Cemig incentivam economia de energia

 

 

Jorge Guimarães

O termo “economia” remete a aspectos sobre como as pessoas podem economizar dinheiro, principalmente, em tempos de turbulência econômica. Mas, não é somente isso. Em tempos de reservatórios de água quase vazios, todos podem ajudar a combater o desperdício. Pois economizando energia elétrica, se ajuda a preservar o meio ambiente, ampliando o tempo de vida dos recursos não renováveis. E o melhor que não custa nada.  

Assim, com o objetivo de se aproximar cada vez mais de seus clientes, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) realiza o programa “Café com a Cemig”, destinado a todos os segmentos da sociedade, associações comunitárias, escolas e demais associações. Nestes encontros, os participantes recebem dicas de economia de energia e tiram dúvidas rotineiras, como, por exemplo, mudança de titularidade, alteração de data de vencimento, bandeiras tarifárias etc. Ainda durante os encontros, é aberto um espaço para que os clientes façam sugestões, elogios e reclamações.

Dicas 

O primeiro evento foi realizado na última sexta, nas dependências da Associação dos Deficientes do Oeste de Minas (Adefom). O encontro contou com a participação de 25 pessoas, sendo que na lista constam 21 e mais quatro com deficiência visual que não assinaram. Os participantes tiraram várias dúvidas sobre como consumir energia de maneira consciente.

— A aproximação com a comunidade é muito importante. A gente sempre leva informações que o consumidor precisa saber sobre segurança, economia e demais e outros assuntos — explicou a colaboradora da Cemig, Jamaica Maria Campos Mano.

Agenda

A agenda, que já passou pelo Senac, escolas da rede pública e privada, Adefom e Sesi, chegou ontem ao Centro de Referência em Assistência Social (Cras). Amanhã será novamente no Sesi, mas dentro da 11ª “Mostra de Projetos”. Encerrando as palestras do mês, o encontro será no Rotary Clube Divinópolis, na quarta-feira, 27.  

— Achei muito gratificante. É um imenso prazer poder representar a Cemig, ainda mais estando junto de pessoas que carecem de presença profissional e humana. Falar sobre a Cemig, sobre os serviços e atendimentos prestados faz com que aqueles que ali estão se sintam valorizados, seguros. Cada um de nós traz consigo carências e muitas delas são levadas em paralelo àquilo que se faz presente em nossa vida diariamente, como é o caso da energia. A Cemig é para muitos essa luz. Para a noite escura, energia para a mais um dia de vida. Nos encontros surgem dúvidas e questionamentos, bem como informações, e nesse momento temos o esclarecimento e o aconchego, com o delicioso café servido — define Jamaica Maria.

Desperdício 

Assim para potencializar uma economia dentro de casa o consumidor deve ter o uso consciente dos recursos energéticos, seguindo as orientações, e pensando nas diversas ações do dia a dia. Um hábito comum e que, muitas vezes, passa despercebido é manter os eletrônicos na tomada, no modo conhecido como standby. Quando os aparelhos são mantidos dessa maneira, o acréscimo na conta de energia elétrica pode ser de até 15%.

O desperdício de energia, resultante de práticas como essa, foi responsável, nos últimos três anos, por uma perda de R$ 61,7 bilhões em todo o Brasil, conforme relatório da Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco).  Isso porque a quantidade de energia desperdiçada chegou a 143,6 milhões de gigawatts-hora (Gwh). Para se ter uma ideia, essa energia poderia abastecer, por exemplo, uma cidade com 533 mil habitantes durante um mês.

 

Related posts

Voos em Divinópolis têm reduções de horários e aeronaves

Dia da eleição é considerado feriado e comércio não pode abrir

Infraero assume oficialmente a gestão do aeroporto de Divinópolis