Hoje é dia de Seu Madruga

 

Jorge Guimarães

Para quem pensa que Divinópolis é somente sertaneja está enganado. A cidade respira outros estilos musicais que agrada várias tribos, e entre eles o bom e velho rock and roll que tem seu público cativo e fiel às raízes. E a cultura do rock, da literatura, das artes plásticas e cênicas estão ligadas a história cultural da “Cidade do Divino” desde sempre.

Visando explodir este caldeirão de ideias e expressões a União Estudantil Divinopolitana (UED) começou a realizar no final da década de 60 a chamada “Semana de Arte”, que durou até o ano de 1974. Neste período a cidade viva e expressava a arte em todos os seus segmentos e lugares como a Faculdades Integradas do Oeste de Minas (Fadom), Divinópolis Clube, Capela Santa Cruz e tantos outros lugares foram palco de diversas apresentações culturais. A música se fazia presente através de grupos como o Ad’Canto e tantos outros que tinham em sua influência o rock.     

Grandes Nomes

O bom e velho rock and roll esteve tão presente entre a juventude da época que Divinópolis sediou o primeiro festival de rock do interior do Brasil, o Sun’s Rock, idealizado por Luiz Carlos Frank em 1972, que tinha atrações como Lulu Santos e Túlio Mourão.

Já o presidente da União Estudantil Divinópolitana (UED), Otávio Paiva, na época, chamou  Gege Lara, que trabalhava na Papelaria Fortil, para ajudá – lo na formatação de shows na cidade. Assim, a cidade pode assistir ao show de Geraldo Azevedo, na Capela Santa Cruz, em 1975. Alceu Valença, Roberto Carlos, Gal Costa, Milton Nascimento, Barão Vermelho no ginásio poliesportivo e Blitz no campo do Guarani, além de Ednardo também na Capela.

Nó de Rosa

Lembrando ainda que a parceria com Gege Lara foi o primeiro passo para que o mesmo começasse em sua carreira de produtor musical e hoje empresário a nível internacional, a frente da agência de eventos corporativos “Nó de Rosa Produções”.

Sediada em Belo Horizonte há 13 anos, realizou espetáculos nacionais e internacionais do porte de Paul McCartney, Ringo Starr, Ozzy Osbourne, Marisa Monte e Paralamas do Sucesso.

Novo espaço

E para resgatar este elo, que andava meio sumido, entre o rock e a cidade o Zeppelin Music Beer veio para preencher este espaço, que estava faltando, e aos poucos vem se tornando uma referência do Rock’n”Roll na cidade, região e também na grande Belo Horizonte. Por lá já passaram covers de bandas clássicas como  Led Zeppelin, Rolling Stones, Beatles, The Doors, AC/DC, Ramones, Metallica, Guns’n’Roses, Jimi  Hendrix, Red Hot Chili Peppers, Janis Joplin, Black Sabbath e outros. Pensando na ídeia que o Rock possui várias influências como Jazz e Blues, a casa abre espaço também para o outros estilos musicais, tirando assim aquele paradigma que o espaço é exclusivamente a um único estilo musical, mas sim a música de qualidade.

Programação

Neste mês, as atrações estão imperdíveis a começar por hoje, a partir das 22h, que tem a banda Seu Madruga, com o melhor repertório do AC/DC e amanhã com a banda Silvana, cover de um dos grupos mais importantes da década de 90 o Nirvana. Na próxima sexta, tem show com a banda Ancient Mariners, cover da inglesa Iron Maiden, e sábado, 18, tem a banda Ramonesmania, cover dos reis do Punk Rock Ramones.

E no último final de semana do mês, sexta, 24, tem muito heavy metal com Seek Wiskey, cover da banda Metallica e sábado, 25, tem a banda Art Of Monkey, cover de uma das bandas mais renomadas da atualidade, o Arctic Monkeys.

 

Related posts

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Multinacional oferece curso de graça na cidade

Romeu Zema realizará troca no comando da cúpula da PM