Médicos aguardam pagamento para normalizar atendimento na UPA

Rafael Camargos 

O representante da Santa Casa de Formiga, José Orlando Fernandes Reis, atual gestora da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Padre Roberto, em Divinópolis, confirmou em entrevista ao Agora na última quarta-feira, 8, junto com a Prefeitura de Divinópolis, que os médicos estão há três meses sem receber salários e prometeu que nesta segunda-feira, 13, no caso, ontem, já seria feito um pagamento referente ao mês de agosto.

 — Segunda-feira será paga uma folha integral de agosto — disse por telefone.

Porém, até o fechamento desta matéria, por volta das 18h, o dinheiro não havia caído na conta.

Na ocasião, o representante ainda reforçou que, em conversa com o vice-prefeito Rinaldo Valério (PV), o mesmo garantiu que estava em conversas com a Secretaria Municipal da Fazenda para regularizar os pagamentos. Como o combinado não foi cumprido ontem, os profissionais decidiram paralisar os atendimentos a partir de hoje, 14. Só serão recebidos na UPA, os casos de urgência e emergência. Atendimentos para os quais ela construída, porém, como realiza os serviços dos hospitais, está sempre superlotada e com deficiência a infraestrutura. A informação de suspensão dos serviços foi confirmada junto a um profissional que trabalha na unidade, que preferiu não se identificar.

Em vídeo publicado no Facebook na quarta-feira passada, 8, o vereador Delano Santiago alertou para a possibilidade de fechamento (https://www.facebook.com/100008055015828/videos/2034879806790500/?hc_ref=ARRXKx9gIkL8XnbSLSgssf9aT8gAbqiYuFStUAMoVYCY07Va3f9Lw2SIVm9nh5pG9Mw)

Sem fim 

O médico revelou ter encaminhado um documento ao Ministério Público, Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Conselho Regional de Medicina (CRM), ao secretário de Saúde, Rogério Barbieri e a Santa Casa de Formiga, informando toda a situação.

— A parcela de agosto prometida não foi paga. Estou comunicando a Secretaria de Saúde sobre a suspensão dos atendimentos.  Só atenderemos urgência e emergência — ratificou.

O representante da Santa Casa de Formiga, José Orlando Fernandes Reis, argumentou que, o pagamento não foi efetuado porque a Prefeitura de Divinópolis não depositou o valor de R$ 570 mil acordado.

— Não houve repasse do valor integral para o pagamento da folha. Já tem uma negociação, que seria paga hoje (ontem) de R$ 570 mil para efetivar o pagamento de agosto, o que não foi feito — explicou.

Greve
 

Numa tentativa de colocar fim em uma situação que se arrasta desde junho, os médicos contratados se reuniram em uma assembleia na noite da última terça-feira, 7, para decidir o futuro da unidade.

Na reunião, ficou acordado com a maioria dos médicos que se a situação não fosse resolvida até a próxima terça-feira, 14, eles iriam atender somente os casos de urgência e emergência.

 — Os médicos estão no direito deles, uma vez que foi acordado em assembleia com o corpo clínico que se não fosse feito o pagamento os atendimentos seriam suspensos — comentou José Orlando.

 Prefeitura

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que o prazo estipulado para o pagamento seria hoje, 14, e que aguarda a liberação dos recursos, que são do Governo Federal para efetuar o pagamento integral da folha. A comunicação ainda frisou que assim que o dinheiro for depositado, o pagamento será efetivado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Related posts

Paróquia emite nota sobre feto encontrado em igreja do Belo Vale 

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Multinacional oferece curso de graça na cidade