Tecnologia fez surgir o consumidor 3.0, explica Sebrae

 

Da Redação

A tecnologia fez surgir uma nova geração de consumidor. E o micro e pequeno empreendedor deve estar atento para atender esse cliente. A orientação é do Sebrae-MG (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Segundo a entidade, consumidor 3.0 é mais comunicativo e reivindicativo, realiza compras pela web e faz pesquisas em diversos sites antes de efetuar a transação. Além disso, utiliza ambiente multicanal para se informar sobre o produto e as condições de pagamento.

– Com as mudanças do mercado e o aumento das inovações tecnológicas na área de vendas (tanto nas ferramentas utilizadas para transações como nos canais de contatos com o cliente), surgiu o Consumidor 3.0, expressão utilizada para denominar o novo tipo de cliente. Esse consumidor realiza suas compras e pesquisas sobre os produtos através da internet por meio de seus diversos ambientes de interação – redes sociais, blog, sites. Ele também é mais interativo, comunicativo, reivindicativo e opinativo, buscando maior comunicação com a empresa – explica o Sebrae-MG.

Perfil

Pesquisa divulgada pela HsM Management mostra qual o perfil do consumidor 3.0 brasileiro:

– 73% utilizam sites que comparam os preços dos produtos antes de irem às lojas;

– 55% dos usuários ainda tem insegurança em realizar transações bancárias na internet;

– os produtos mais adquiridos são livros, eletroeletrônicos, cds/dvds, produtos de informática e downloads de músicas.

Dicas

A interação com essa nova geração de consumidor deve ter uma atenção especial do empresário que tem frentes no comércio eletrônico. Confira a algumas dicas do Sebrae-MG:

– no ambiente multicanal, o consumidor sempre busca mais informações sobre os produtos, análises, comparações e condições de pagamento;

– o consumidor 3.0 tem o hábito de pesquisar e questionar mais, buscando mais informações que o auxiliam no momento de compra;

– vários dados que estão disponíveis nos sites da internet auxiliam as empresas a identificar o que é mais importante para esses consumidores,

– além disso, seus perfis podem ser rastreados, identificando seus interesses e desinteresses;

– os empresários podem gerenciar esses dados de registro on-line dos consumidores de forma a conhecer o melhor o comportamento deles e, assim, poder trabalhar estratégias de ação.

 

 

Related posts

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale 

Multinacional oferece curso de graça na cidade

Romeu Zema realizará troca no comando da cúpula da PM