Seminário debate moda, gestão e design

 

 

Gabriel Rodrigues 

Empresários, estudantes, professores e designer de Moda participaram, de segunda a quarta-feira, do 1º Seminário de Moda, Gestão e Design (Semged). Gratuito, o evento foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Núcleo de Pesquisa em Vestuário e Moda (Nupevem) e pela Coordenação do Curso Técnico em Produção de Moda do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG).

Realizado pela primeira vez, o seminário ocorreu no Cefet-MG/Campus Divinópolis. Os estudantes do curso de Moda da Faculdade Divinópolis (Faced) participaram do evento e apresentam trabalhos científicos desenvolvidos na instituição nos últimos anos.

O objetivo do Semged foi criar um espaço interdisciplinar de diálogos acadêmicos a partir de debates científicos, tecnológicos, culturais e artísticos, bem como fazer a interação entre ensino, pesquisa e extensão. Essa primeira edição foi dedicada às questões relacionadas ao design, à moda, à gestão e à sustentabilidade, apontando novas alternativas para o desenvolvimento regional.

O seminário contou com palestras, mesas-redondas, exposições de trabalhos, grupos de trabalho (GTs) e desfile de trabalhos de conclusão do curso técnico de Produção de Moda do Cefet – Campus Divinópolis e da Faculdade Divinópolis – Faced. Os GTs se dividiram em Moda e Design; Processos Criativos e Inovação em Design de Moda; Processos Produtivos e Tecnologia em Moda; Modelagem, Desenvolvimento e Interpretação da Forma; Gestão, Cultura e Consumo de Moda; Sustentabilidade e Moda.

Na segunda-feira, 20, a abertura oficial contou com representantes de várias instituições de ensino da região de Divinópolis, sindicatos e da ONG Lixo e Cidadania; e lançamento do livro “O lixo do luxo: um modelo para o tratamento dos resíduos têxteis de polos industriais de confecção”, da professora Maria Concebida Pereira, do Ifsuldeminas.

Na sequência, houve a conferência de abertura, com a temática “Slow Fashion e Sustentabilidade no segmento de confecção de vestuário contemporâneo”, com a diretora do Museu da Moda de Belo Horizonte, Carolina Miranda Bicalho.

No hall da instituição, foram expostos projetos da ONG Lixo & Cidadania, do curso técnico de Produção de Moda do Cefet, do curso em Moda da Faculdade Divinópolis – Faced e da designer de moda Janete Costa. 

Na terça-feira, 21, houve uma redonda com a presença da coordenadora do curso de Moda da Faced, Cristiane Victer; da professora dos cursos de comunicação do Pitágoras, Clícia Machado; do professor do curso de moda da Faced e do curso de produção de moda do Cefet – MG, Rodrigo Bessa; e da empresária da marca Arabesco, Iara Alves Pereira.

O debate teve como temática “Moda, Design e Gestão: os desafios contemporâneos do setor confeccionista de Divinópolis e o desenvolvimento regional”. A discussão foi mediada pelo coordenador do curso técnico de Produção de Moda do Cefet- MG, professor Antônio Guimarães Campos. À noite, foram apresentados os artigos, os resumos e pôsteres referentes aos grupos de trabalho.

No terceiro dia, 22, foram premiados os melhores trabalhos e também aconteceu o desfile dos trabalhos de conclusão dos alunos do Curso Técnico de Produção de Moda no Ginásio do Cefet campus Divinópolis. 

 

 O conteúdo desta editoria é produzido em parceria com a Faculdade Divinópolis – Faced.

Related posts

Multinacional oferece curso de graça na cidade

Romeu Zema realizará troca no comando da cúpula da PM

Aparelho de ressonância é penhorado e retirado da Santa Casa de Formiga