Cruzeiro vence Atlético nos pênaltis e conquista Supercopa

José Carlos de Oliveira

O time Sub-20 do Cruzeiro está classificado para a Copa Libertadores da categoria em 2018. A Raposa será o representante do Brasil no torneio continental. Na noite desta quinta-feira, a equipe celeste derrotou o Atlético na cobrança de pênaltis por 4 a 2, depois de empate em 2 a 2 no tempo regulamentar. A partida foi disputada na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Esta é a primeira vez que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) organiza a Supercopa Sub-20. O torneio reuniu o Cruzeiro, vencedor do Campeonato Brasileiro 2017, e o Atlético, que conquistou a Copa do Brasil nesta temporada. No primeiro jogo do mata-mata, na semana passada, as duas equipes haviam empatado em 0 a 0.

A partida

Como já era esperado, os dois campeões brasileiros do ano entraram em campo mostrando um bom futebol. Depois de criar boas chances, o Atlético abriu o placar aos 24 minutos. Em jogada individual, Marco Túlio arrancou pelo meio e chutou de fora da área para fazer 1 a 0. O atacante contou com um desvio da zaga, que enganou o goleiro Vitor Eudes.

Ainda na primeira etapa, nos minutos finais, o Cruzeiro chegou ao gol de empate. O time azul passou a pressionar mais depois que levou 1 a 0 e chegou ao empate aos 39 minutos. Em jogada ensaiada, após cobrança de lateral, o meia Thonny Anderson tocou de cabeça para trás, e Vitinho, na entrada da pequena área, deixou tudo igual de peixinho: 1 a 1.

A Raposa esteve perto da virada ainda no primeiro tempo. Aos 45 minutos, Nickson finalizou de dentro da área, e Cleiton fez boa defesa.

Na volta do intervalo, os times apertaram a marcação e investiram nos contra-ataques. Entre as poucas chances criadas, o Galo arriscou um pouco mais e conseguiu ficar novamente na frente do placar, aos 39 minutos. Anderson Cordeiro cruzou para Welinton, que estava na pequena área e ele não desperdiçou: 2 a 1 Atlético.

Mas não deu nem tempo para a Massa atleticana festejar. Dois minutos depois, o Cruzeiro deixou tudo igual novamente. Em ataque rápido pela esquerda, João Diogo fez bonita assistência para Cesinha, que invadiu a área e chutou de canhota para decretar a igualdade em 2 a 2.

Novo herói

Assim como nas decisões deste ano da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro da categoria, Atlético e Cruzeiro levaram a disputa do título da Supercopa Sub-20 para as penalidades máximas. E o duelo decretou novo herói para a torcida celeste.

Novamente tendo ótima atuação, o goleiro da Raposa foi o herói do título. Vitor Eudes defendeu as cobranças de Daniel e Ruan, enquanto Marcelo, Vander, João Luiz e Eduardo converteram: 4 a 2, Cruzeiro campeão da Supercopa Sub-20 de 2017 e representante do Brasil na próxima Libertadores da América.

Detalhes da Partida

Cruzeiro 2 x 2 Atlético (Nos pênaltis, Cruzeiro 4 a 2)

Motivo: Supercopa do Brasil Sub-20

Data: 23/11/2017 (quinta-feira)

Local: Arena Independência, em Belo Horizonte

Árbitro: Igor Júnio Benevenuto (FMF)

Gols: Marco Túlio (A) aos 24 e Vitinho (C) aos 39 minutos do primeiro tempo. Weliton (A) aos 39 e Cesinha (C) aos 41 minutos do segundo tempo.

Cruzeiro: Vitor Eudes; Lucas Soares, Cacá, Gustavo Rissi e Victor Luiz, Márcio (Eduardo), Vander e Vitinho (João Luiz); Nickson (João Diogo), Tonny Anderson (Cesinha) e Marcelo. Técnico: Émerson Ávila

Atlético: Cleiton; Emanuel, Nathan, Ruan e César; Cícero, Renan (Anderson) e Ralph (Lucas); Daniel Penha e Marco Túlio (Anderson Cordeiro); Capixaba (Weliton). Técnico: Ricardo Resende

Cartões amarelos: Gustavo Rissi, Vander, Márcio, Cesinha (Cruzeiro), Capixaba, Marco Túlio, Ralph (Atlético)

Related posts

Mineirinho sedia finais do estadual de vôlei

Minas Gerais amplia apoio ao esporte com novo edital do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Guarani encerra preparação para jogo em Poços de Caldas na manhã de hoje