Início » Tempo de emissão de alvarás será reduzido

Tempo de emissão de alvarás será reduzido

by Portalagora

Jorge Guimarães

Depois de muitas reclamações do tempo de demora por quem quer abrir uma pequena empresa em Divinópolis, o tempo de espera para a aquisição do documento, finalmente, será reduzido. A informação foi confirmada ontem durante um seminário organizado pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com apoio do Governo de Minas. O debate aconteceu em Belo Horizonte e trata-se do Simplifica Minas. Iniciativa que tem como propósito apresentar e discutir ações para simplificar e agilizar os procedimentos de registro de empresas em Minas Gerais, como oportunidade de melhoria do ambiente de negócios no estado, estímulo a novos empreendimentos e aumento da competitividade e do desenvolvimento sustentável empresarial.

Divinópolis

Uma comitiva de Divinópolis representou o prefeito Galileu Machado (PMDB), participou ativamente das reuniões e debates. Liderada pelo secretario de Desenvolvimento Econômico Sustentável, José Alonso Dias, o grupo se inteirou do assunto e já está trabalhando para o desenvolvimento técnico do projeto que vai agilizar a emissão de alvarás para o micro e pequeno empresário.

O município recebeu o certificado “Simplifica” pela ação empreendedora de adesão a Sala Mineira do Empreendedor, local de referência para melhoria e simplificação do ambiente de negócios, possibilitando assim, o desenvolvimento econômico e social da cidade em parceria com a Jucemg e Sebrae.

Programação

O evento teve programação diversificada com a solenidade de abertura, lançamento do Portal da Redesimples de Minas Gerais, apresentação de painéis e palestras técnicas, que abordaram temas correlacionados à simplificação e ao estímulo do ambiente de negócios.

Houve a participação de cerca de 150 representantes  de 150 municípios que foram certificados pela adesão à Sala Mineira do Empreendedor.

Agilidade

Para se abrir uma empresa atualmente, o primeiro passo é locar o imóvel. Tendo em mãos o endereço, o futuro candidato a empresário segue até a Jucemg onde da entrada nos papeis formais para se criar uma empresa. Depois, o passo a seguir é ir à prefeitura e solicitar o alvará de localização e funcionamento.

— Para se obter o alvará na prefeitura, o tempo gira em torno de 60 a 90 dias. Com a aquisição do certificado “Simplifica” os solicitantes terão mais agilidade na liberação do referido alvará. Assim, a partir de janeiro próximo, este tempo vai ser reduzido para uma semana. E com o passar dos meses, o tempo cairá para 24h. Em breve, será encaminhado para a Câmara um projeto de lei para a implantação do alvará provisório. O processo será todo digital — define José Alonso Dias.

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00