Seleção feminina rumo à Tóquio

José Carlos de Oliveira

A seleção brasileira feminina de futebol pode ser a primeira equipe, em esporte coletivo, a garantir uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020.  E ela pode ser conquistada com o título da Copa América, onde as meninas do Brasil são as favoritas ao título. O torneio, com a participação apenas de seleções da América do Sul, será disputado no Chile em abril.

Copa América

Se o ano passado foi de observação e jogos amistosos contra diferentes escolas do futebol para as meninas do Brasil, 2018 é o ano da Copa América, competição que definirá o calendário dos próximos quatro anos.

Pela primeira vez, o campeonato será disputado em data Fifa, de 4 a 22 de abril, no Chile, o que significa que o técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, poderá também contar também com as jogadoras que atuam fora do Brasil.

Favorita

A Seleção Brasileira é a maior campeã da competição: em sete edições do torneio, venceu seis (1991, 1995, 1998, 2003, 2010 e 2014) – a Argentina ficou com o título em 2006. Apesar da tradição em títulos, o treinador e sua comissão técnica afasta das atletas qualquer pensamento de favoritismo para que isso não atrapalhe o trabalho até a Copa América e durante a disputa.

– Não podemos achar que só porque vencemos algumas vezes, seremos campeões. Todas as seleções têm trabalhado e evoluído. Não podemos repetir o mesmo erro de grandes seleções masculinas, por exemplo, que não conseguiram se classificar para a Copa do Mundo – analisou.

Treinos

Para chegar preparada, a Seleção iniciará os treinamentos já em janeiro, na Granja Comary. Inicialmente será um grupo, composto por jogadoras que atuam em clubes brasileiros e outras em times internacionais, que a temporada ainda não tenha começado. Nas datas Fifa até a competição – 15 a 23 de janeiro e 26 de fevereiro a 7 de março –, as atletas que não jogam no Brasil serão convocadas para treinamentos, ao lado das que jogam no país.

A etapa de treinamento visando à competição oficial se inicia no dia 10 de janeiro na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).

Related posts

Thaileon comanda virada do Guarani em Itaúna

Copa Abdala tem rodada de goleadas

Galo larga atrás nas quartas da Libertadores