Mais uma clínica de recuperação é fechada em Divinópolis

Da Redação

Mais uma clínica de recuperação, desta vez na comunidade de Boa Vista, foi fechada pela força-tarefa liderada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em Divinópolis. A clínica tinha 17 internos e encerrou suas atividades ontem.

De acordo com o relatório da Diretoria em Saúde, a clínica não apresentou uma linha de tratamento para os dependentes químicos e não tinha um plano de tratamento de saúde.

O responsável pela clínica terá um prazo de 60 dias para se adequar às exigências dos serviços de acolhimento de dependentes químicos.

— Percebemos que os internos estavam no local por uma questão social. Foi feito então, dentro de um prazo estabelecido, um pedido de regulamentação do local junto à Secretaria de Desenvolvimento Social, para que o local funcione como um serviço de acolhimento social — afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Janice Soares.

Força-tarefa

A força-tarefa de fiscalização das clínicas de recuperação de Divinópolis teve início em agosto do ano passado. A Secretaria Sobre Drogas, Conselho Tutelar, Conselho Municipal Antidrogas e Polícia Militar fazem parte da força-tarefa.

Desde agosto, 13 estabelecimentos foram vistoriados. Onze comunidades tiveram suas atividades encerradas e duas receberam a liberação para continuarem com o trabalho.

Internos

De acordo com a prefeitura, os pacientes em surto ou desestabilizados recebem tratamento na urgência no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS III), até que se estabilizem e a família seja comunicada sobre a situação do interno.

Já os internos desestabilizados com problemas relacionados a álcool e drogas passam por avaliação e são encaminhados para tratamentos, como consultas, terapias, consultas psiquiátricas, dentre outros.

O município estabiliza na urgência todos os pacientes que precisam do atendimento, mas só encaminha para tratamento aqueles residentes na cidade, pois o CAPS não tem convênio com outras cidades.

Related posts

Feto de 10 cm encontrado em igreja era de um gato 

Paróquia se pronuncia sobre feto encontrado em banheiro de igreja no Belo Vale

Incêndio de seis dias atinge vegetação próximo ao bairro Belo Vale