Falta de atenção é principal causa de acidentes, diz Settrans

 

 

Gisele Souto

 Levantamento divulgado ontem pela Secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) revela a causa dos acidentes registrados nas ruas de Divinópolis. A estatística norteia as ações do movimento “Maio Amarelo”, que visa a conscientizar motoristas e pedestres sobre a segurança e a preservação da vida.

De acordo com a secretaria, falta de atenção, desobediência à sinalização e má visibilidade são os principais motivos apontados pelos envolvidos em acidentes na vias da cidade.

Os dados dos acidentes de trânsito são encaminhados pela Polícia Civil à Settrans. Eles são tabulados, classificados e quantificados, considerando-se as pessoas envolvidas nos respectivos acidentes.

No ano passado, de acordo com os números, foram registrados 5.844 batidas nas vias da cidade. Deste total, 3.284 ocorrências foram por falta de atenção, ou seja, representam 56,2% dos acidentes no município. Outro registro que merece destaque, conforme a Settrans, é a desobediência à sinalização, totalizando 457 ocorrências, acompanhada por má visibilidade, com 274.

 Menor número 

Ainda de acordo com os dados apresentados, três ocorrências tiveram números baixos. Dirigir sob efeito de medicamentos, com dois acidentes, dormir ao volante e carga mal acondicionada, com quatro cada.

A Prefeitura afirma que adotou, durante o ano passado, medidas para contribuir para um trânsito seguro.

— Foram implantados semáforos, mudança nos sentidos de circulação, implantação e manutenção de sinalização vertical e horizontal, como revitalização das placas e das pinturas estratigráficas, dentre outras, visando à segurança dos usuários das vias e melhora do fluxo veicular. Vale destacar ainda o trabalho de educação para o trânsito em escolas — contou o secretário de Trânsito e Transportes, Waldo Martinho.

 Amarelo

 “Maio Amarelo” é um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito. Durante o mês a Settrans realizará várias ações. O lançamento das atividades foi em 2 de maio, no auditório da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública (Acasp). Durante todo o mês, servidores da Settrans usarão laço amarelo em alusão ao mês e lâmpadas amarelas iluminarão a fachada da secretaria.

Também haverá exposição de painéis com estatísticas de trânsito e informações sobre segurança de tráfego em locais como Prefeitura, Câmara, Settrans, Polícia Civil e VLI.

Também serão realizadas blitze educativas em 11 de maio, às 16h, próximo aos shoppings, dia 17, no trevo próximo à Polícia Militar Rodoviária, dia 29, às 9h, na avenida 1º de Junho, esquina com Goiás. No dia 27 será realizado passeio ciclístico às 9h, com concentração a partir das 8h30, na praça do Santuário.

 

 

Related posts

Jogo do Guarani tem promoção de ingressos

Atlético recebe Bragantino pelo Brasileirão

Cruzeiro visita o Cuiabá na noite deste domingo