Início » Suspensão da taxa de esgoto em Divinópolis volta às mãos do prefeito Galileu

Suspensão da taxa de esgoto em Divinópolis volta às mãos do prefeito Galileu

by Portalagora

 

Pollyanna Martins  

Os vereadores aprovaram, na reunião ordinária de quinta-feira, 10, o relatório final da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou o contrato de concessão de esgoto assinado entre a Prefeitura de Divinópolis e a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) em 2012. Com a aprovação, o relatório vira agora um Decreto do Legislativo e será encaminhado para o Ministério Público; para a Prefeitura, para adotar as providências saneadoras de caráter disciplinar e administrativo, dentro do prazo determinado pela comissão; à Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária; e ao Tribunal de Contas do Estado, para as providências cabíveis.  

A conclusão da comissão foi apresentada à população no dia 4 de abril. Nela, os membros da CPI apontaram uma série de irregularidades cometidas pela companhia. Entre elas: ausência de processo licitatório para o serviço de abastecimento de água e esgotamento sanitário; desconformidade do termo contratual com a Lei 8.978/95; falta de avaliação por parte da Procuradoria do Município quanto à legalidade e conformidade dos procedimentos e do termo contratual com a legislação que rege a matéria; irregularidades nas cláusulas contratuais; falhas na execução do contrato por parte da Copasa; além do atraso nas obras da Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Itapecerica (ETE Itapecerica); falta de investimento e comprometimento na preservação ambiental. 

De acordo com Sargento Elton (PEN), que presidiu a comissão, além da rescisão ou revisão do contrato do Município com a Copasa, a comissão pediu ainda a suspensão imediata da cobrança da taxa de Esgoto Dinâmico com Coleta (EDC). O vereador ressaltou que a companhia está cobrando irregularmente a Taxa de Esgoto Dinâmico com Coleta desde 2014 e que a população deve requerer na justiça o ressarcimento pelo tempo pago.  

— A Copasa poderia recolher a taxa desde que a ETE dos bairros Nova Fortaleza I e II estivesse pronta, mas lá é uma fossa. É uma vergonha – reclama.  

Na época da conclusão da CPI, a companhia informou que se só pronunciaria quando recebesse o relatório e analisasse seu conteúdo. 

 Nas mãos de Galileu 

 De acordo com o relações públicas da CPI, vereador Roger Viegas (Pros), a aprovação do relatório significou que todos os vereadores concordaram com o trabalho feito pela comissão. Conforme explica Roger, com o encaminhamento do relatório final para Prefeitura, Ministério Público e Tribunal de Contas, cabe a eles tomar as devidas providências indicadas pela CPI, que inclui a suspensão da cobrança da taxa. 

— Agora nós esperamos que realmente algo seja feito, porque está nas mãos dos prefeito, do Tribunal de Contas e do Ministério Público fazer alguma coisa. Mas principalmente nas mãos do Tribunal de Contas e do Ministério Público, em relação aos quais nós temos mais esperanças, porque o prefeito eu duvido que faça alguma coisa – avalia. 

 

você pode gostar

DEIXE UM COMENTÁRIO

O Portal de Notícias Jornal Agora é a fonte de informações mais confiável e abrangente para a nossa comunidade. Com foco exclusivo em acontecimentos que afetam diretamente nossa região, oferecemos uma visão única e aprofundada dos eventos locais, mantendo os residentes informados e engajados.

Notícias Recentes

Veja Também

SEJA NOSSO PARCEIRO

Anuncie seus serviços

e pague somente 1x por ano!

7 edição - agora gastronomia
Abrir bate-papo
Fale com nosso time comercial
Olá!
Podemos ajudá-lo?
-
00:00
00:00
Update Required Flash plugin
-
00:00
00:00