Instituído programa ‘Adote um Bem Público’

Pollyanna Martins

A Prefeitura de Divinópolis instituiu o programa “Adote um Bem Público”. A administração acatou o anteprojeto do vereador Eduardo Print Júnior (SD) e protocolou o Projeto de Lei na Câmara, aprovado pelos vereadores no dia 3 de maio. A proposta foi sancionada pelo prefeito Galileu Machado (MDB) e publicada no Diário Oficial dos Municípios Mineiros ontem.

O projeto de lei virou então a Lei Municipal 8.448/2018, que determina como áreas públicas de uso comum do povo praças, parques urbanos, áreas verdes, jardins, rotatórias, canteiros centrais, passarelas, viadutos e pontes, museus, quadras e campos esportivos, bicicletários, academias populares ao ar livre, pontos de parada de transporte coletivo, cemitérios, pontos turísticos, rios, córregos e nascentes, escola de música, teatros, escolas e Centros Municipais de Educação (CMEI’s) e sede do Programa Estratégia Saúde da Família.

O interessado em adotar um bem deve protocolar uma “Carta de Intenção”, nos termos estabelecidos pela norma, junto à Secretaria Municipal de Governo. O documento deve estar acompanhado de projeto básico especificando as obras e/ou serviços que se pretende realizar no bem público. De acordo com a lei municipal, um mesmo interessado poderá celebrar parceria em relação a mais de um bem público, e a colaboração pode ser feita por pessoa física e/ou jurídica. O Poder Executivo determinou também que, por se tratar de ato de liberalidade, as pessoas físicas ou jurídicas que vierem a participar do programa assumirão todas as responsabilidades e encargos trabalhistas daqueles que realizarem a execução das melhorias.

Conforme determina a lei, a proposta ofertada pelo interessado será analisada pela pasta responsável pelo bem público objeto de adoção, em conjunto com a Procuradoria-Geral. As secretarias municipais responsáveis pelo bem público deverão comunicar ao interessado em até 30 dias a aprovação ou não da proposta.

— Caso a proposta seja aprovada, o interessado será convidado a ir à pasta responsável, onde receberá todas as informações técnicas e orientações, inclusive, caso necessário, projeto do Executivo, elaborado pelo corpo técnico do Município, a fim de melhor subsidiar a obra e/ou serviço — estabelece.

Aprovação x Rejeição

Com a proposta aprovada, ela será homologada por meio do Termo de Compromisso de Cooperação “Adote um Bem Público”. Em contrapartida ao projeto desenvolvido, o participante do programa terá espaço para publicidade na área do bem público adotado, e as propagandas são isentas do pagamento de taxa municipal, durante a vigência do contrato.

No caso de rejeição da proposta, com justificativa técnica/operacional, será arquivada, mas não impedirá o interessado de apresentar nova proposta com as adequações sugeridas.

Related posts

Mineirinho sedia finais do estadual de vôlei

Minas Gerais amplia apoio ao esporte com novo edital do programa Bolsa Atleta e Bolsa Técnico

Guarani encerra preparação para jogo em Poços de Caldas na manhã de hoje