Ocupação hospitalar se aproxima de 90%

Bruno Bueno

A situação da covid-19 em Divinópolis continua preocupante. Segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na tarde de ontem, 7, o Município está com sua ocupação hospitalar geral próxima dos 90%. Conforme o boletim, dos 302 leitos disponíveis para atender pacientes com covid-19, somente 36 estão vagos, apresentando uma ocupação de 88,08%.

A Prefeitura fez um apelo à população para que ajude a conter o avanço da doença na cidade.

 — A situação continua muito delicada na rede hospitalar, de Divinópolis e de toda região, tanto na rede pública quanto na privada. Por isso, é fundamental que a população continue mantendo as medidas de isolamento social, uso contínuo de máscara e frequente higienização das mãos — afirmou a nota.

UPA

A UPA Padre Roberto atingiu na tarde de ontem 109,38% de ocupação. Na enfermaria adulta, dos 32 leitos disponíveis, 35 estão ocupados. Já no CTI adulto, a ocupação está em 100% com 30 leitos lotados. A enfermaria infantil está com ocupação de 12,5% com um dos oito leitos ocupados.

São João de Deus – SUS

O Complexo de Saúde São João de Deus atende pacientes com covid em duas alas: SUS e particular. Na ala SUS, a situação se mantém bem crítica. O CTI adulto está com ocupação de 95%, com apenas uma vaga disponível. 

Já na enfermaria adulta, a ocupação é de 83,33%, com 30 dos seus 36 leitos ocupados. O CTI infantil registra 50% de ocupação.

São João de Deus – Particular

Na área particular do São João de Deus, o CTI Adulto está, hoje, com 62,5% de ocupação, apresentando 9 vagas disponíveis para atender pacientes. Na enfermaria adulta, a ocupação está em 71,43%, com 20 de seus 28 leitos ocupados.

Santa Lúcia

O Hospital Santa Lúcia, localizado no bairro Santa Clara, tem uma situação desesperadora. Mesmo com mais quatro leitos sendo remanejados, a ocupação atingiu 140% no CTI Adulto. 

Na enfermaria adulta também houve remanejamento de leitos, fazendo com que a ocupação passasse de 29 para 33 leitos. Essa ala está com 113% dos leitos preenchidos.

Santa Mônica

O Hospital Santa Mônica não tem vagas disponíveis no CTI Adulto, visto que todos os seus 20 leitos estão ocupados. A enfermaria adulta tem apenas 8 vagas disponíveis, apresentando 66% de ocupação. 

São Judas Tadeu

O Hospital São Judas Tadeu, localizado na região central da cidade, também vive uma situação preocupante. A enfermaria adulta está com apenas uma vaga disponível para atender pacientes com covid-19, representando 95% de ocupação dos leitos.

O CTI Adulto tem uma situação semelhante, com 10 dos seus 11 leitos indisponíveis e 91% de ocupação.

Duas mortes

Aliadas à superlotação, as perdas de vidas seguem na cidade. A Prefeitura  confirmou ontem à tarde, a morte de mais duas pessoas em decorrência do coronavírus. 

O primeiro óbito confirmado é de um homem, de 72 anos, portador de diabetes, doença cardiovascular crônica, hipertensão arterial e obesidade. Morreu no último dia 6. Uma mulher de 57 anos, hipertensa e portadora de asma também morreu no último dia 26.

Com os registros, Divinópolis alcançou a marca de 245 vidas perdidas pela doença desde o começo da pandemia.

Dados

Conforme boletim epidemiológico divulgado na tarde de ontem, Divinópolis chegou a marca de 9.532 casos confirmados de covid-19. São 4.415 registros em homens e 5.117 em mulheres. Nos casos notificados, o Município tem 53.444 registros, sendo 24.171 em homens e 29.273 em mulheres. 

Segundo a Prefeitura, já são 2.093 casos descartados na cidade e 7.918 pacientes recuperados da doença.

 

Related posts

Governador Zema homenageia CSSJD com medalha Santos Dumont

Moradora critica atendimento no posto de saúde do São José

Referência na saúde, Divinópolis recebe pacientes de diversas cidades da região