Regulamentação de comunidades terapêuticas é debatida na Prefeitura

Da Redação

Salientar a importância de regulamentar as instituições no âmbito da legislação em vigor. Essa foi a principal pauta da reunião promovida pela Secretaria Municipal de Governo (Segov) com as instituições que atuam no cuidado de acolhimento em regime de residência transitória para pessoas dependentes de álcool e outras drogas – as comunidades terapêuticas.

O encontro ocorreu na quarta-feira, 7, no Gabinete de Governo, no Centro Administrativo da Prefeitura de Divinópolis, e foi administrado pela vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida,  com participação do secretário de Saúde, Alan Rodrigo, da diretora de Vigilância em Saúde, Érika Camargos, da secretária de Assistência Social, Juliana Coelho, e da diretora sobre Drogas e Direitos Humanos, Luciana Capanema.

Outro tema tratado na reunião foi o das pessoas que com frequência vêm ao município em busca de tratamento, mas não seguem o programa, não retornam ao município de origem e terminam em situação de rua.

Janete disse que “este se trata de importante momento para promover instituições que fazem trabalho sério e contribuir para a adequação daquelas que ainda não estão regulamentadas orientando-as em matéria de documentação e bom funcionamento dentro da legislação vigente”. Depois disso, a vice-prefeita e secretária disse que vistorias serão realizadas para verificar as instituições que estão verdadeiramente aptas e adequadas para acolhimento e cuidado.

Os representantes das seguintes instituições estiveram presentes na reunião: Casa Dia, Sacramento de Amor, Fonte Viva, Pérolas, Projeto Quero Viver, Filho Pródigo, São João Paulo II, Casa de Apoio Destino e Centro de Reabilitação Nova Chance de Vida.

Related posts

Governador Zema homenageia CSSJD com medalha Santos Dumont

Moradora critica atendimento no posto de saúde do São José

Referência na saúde, Divinópolis recebe pacientes de diversas cidades da região