Vacinação contra a gripe começa dia 12 de abril

Da Redação

A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, será realizada em todo o território nacional a partir de 12 de abril. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) informa que, em Divinópolis, a campanha será realizada nas 37 unidades básicas de saúde e nos hospitais, com horários estratégicos para evitar aglomeração e manter o distanciamento social, reduzindo-se assim os riscos para a contaminação por Covid-19.
 
O Ministério da Saúde dividiu a campanha em três fases, sendo que a primeira fase acontecerá de 12 de abril e 10 de maio, com o seguinte grupo prioritário: crianças de 6 meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas e povos indígenas. A meta é vacinar pelo menos 90% dos grupos elegíveis.
 
Divinópolis já recebeu a primeira remessa de doses desta vacina para o público da primeira fase com o quantitativo de 6.880 doses, o que corresponde a 28% da população estimada, que é de 24.557 pessoas. As doses já estão sendo distribuídas e estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde para o início da campanha.
 
A vacinação contra a Influenza nas unidades básicas acontecerá, nesta primeira fase, nos seguintes horários e grupos prioritários:
 
Unidades da Saúde da Família (ESF)
8h às 9h – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
9h15 às 13h – Atendimento exclusivo para crianças.
13h30 às 14h15 – Atendimento exclusivo a gestantes e puérperas.
14h30 às 16h30 – Atendimento exclusivo para trabalhadores de saúde.
 
Centros de Saúde 
8h às 9h – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
9h15 às 13h – Atendimento exclusivo para crianças.
13h30 às 14h15 – Atendimento exclusivo para gestantes e puérperas.
14h30 às 17h – Atendimento exclusivo para trabalhadores de saúde.
 
Importância 
 
É de fundamental importância o cumprimento da meta de vacinação em cada grupo prioritário, pois vacinação da população-alvo pode reduzir as sobrecargas nos sistemas de saúde e contribuir com a prevenção de possíveis novos surtos de doenças respiratórias pelo vírus da influenza, além de reduzir o absenteísmo e possibilitar a manutenção do funcionamento de serviços essenciais.
 
A vacinação contra a influenza permitirá, ao longo de 2021, prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da covid-19. As ações de imunizações continuam a ser extremamente importantes para a proteção contra a influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2.
 
Público 

Durante toda a campanha, que acontecerá até 9 de julho, serão vacinados: crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos e mais, professores das escolas públicas e privadas, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Related posts

Moradora critica atendimento no posto de saúde do São José

Referência na saúde, Divinópolis recebe pacientes de diversas cidades da região

População idosa em Divinópolis passa de 40 mil